Entretenimento

Virada Salvador 2024: GCM destaca ações para segurança de mulheres e crianças no evento; assista

Dinaldo Silva/BNews
GCM destaca três ações voltadas para a segurança e conforto do público durante o festival  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 29/12/2023, às 22h05   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) tem trabalhado para garantir a segurança de mulheres e crianças durante o Festival Virada Salvador 2024. Ao BNews, o coordenador de Ações de Prevenção à Violência (Cprev), James Azevedo, explicou três iniciativas adotadas ao longo dos cinco dias de folia na capital baiana. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Para identificar crianças que se perderam dos pais, a GCM tem identificado os menores com pulseiras colocadas na entrada do festival. 

“Caso alguma criança se perca, elas podem ser encontradas, porque [no pulso] já está o telefone do pai ou do responsável. Também trabalhamos através da nossa fotografia com a identificação das crianças, que é o primeiro serviço que fazemos assim que os pais chegam aqui no Festival”, pontua Azevedo. 

O coordenador destaca que caso os pais ou responsáveis já tenham saído do evento, existe uma ação junto ao Conselho Tutelar para amparar os menores perdidos, e através dos contatos na pulseira, o órgão pode entrar em comunicação com a família da criança. 

“Geralmente são dois contatos, um de quem está aqui e outro de alguém que, porventura, esteja em casa”, explica Azevedo. 

Violência contra a mulher

Voltado para a segurança das mulheres presentes no Virada Salvador 2024, o coordenador da Cprev destaca a agilidade no atendimento às vítimas. 

“Se a mulher se sentiu violentada e não quer ir diretamente para a delegacia ou para algum órgão de segurança pública, ela pode encontrar apoio com um psicólogo, no centro de referência localizado próximo ao palco Brisa. Se for violência física, o pessoal faz uma intervenção rápida, abrindo caminho para que essa mulher seja atendida o mais rápido possível”, explica Azevedo. 

Documentos perdidos 

Outra ação da Guarda Civil Municipal tem sido a coleta de documentos perdidos durante o evento. 

“Às vezes, por descuido ou, até mesmo, pequenos furtos, os documentos são entregues aqui, e catalogamos, higienizamos tudo, publicamos nos sites e entregamos aqui, durante a festa, 24 horas”, destaca Azevedo. 

Se você perdeu algum documento durante o Festival Virada Salvador 2024, acesse http://www.gcm.salvador.ba.gov.br 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp