Entretenimento

Virada Salvador: Mais de 46 mil pessoas foram transportadas por ônibus, táxis e mototáxis, diz Semob

Dinaldo Silva / BNews
Agentes da pasta realizaram abordagens para coibir o transporte clandestino de passageiros durante a festa, o que resultou em nove veículos autuados  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews
Bruno Guena

por Bruno Guena

[email protected]

Publicado em 29/12/2022, às 11h15


FacebookTwitterWhatsApp

O Festival Virada Salvador começou nesta quarta-feira (28) em clima de festa e tranquilidade na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. O evento, que não foi realizado por dois anos devido à pandemia de Covid-19, retornou com uma verdadeira multidão que lotou a arena no primeiro dia para acompanhar os show nos dois palcos, além das diversas atrações para o público, como as rodas-gigantes, a tirolesa, a Vila Gastronômica e a Feira Criativa.

No primeiro dia do evento, não foram contabilizadas ocorrências graves. Além disso, não houve registro de congestionamentos no entorno da arena. Entre os atendimentos relacionados à saúde, quase 80% foram clínicos, sem gravidade. Equipes da Prefeitura de Salvador também atuaram no combate à violência infantil e no acolhimento a crianças e mulheres.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou uma redução de 17,7% no número de atendimentos e procedimentos em relação ao primeiro dia do último Festival antes da pandemia, realizado em 2019. Naquele ano, foram contabilizados 135 casos, número que caiu agora para 111.

De acordo com a secretaria, deste total de 111 casos registrados, foram realizados 87 atendimentos e 24 procedimentos nos dois módulos assistenciais na Arena Daniela Mercury. Entre os atendimentos, 68 foram clínicos, 9 cirúrgicos e 10 ortopédicos. Entre os procedimentos, foram 8 suturas, 9 curativos e 6 transferências. A secretaria ainda registrou um óbito por infarto.

No total, foram transportadas mais de 46,3 mil pessoas por ônibus, táxis e mototáxis, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Deste total, 43,9 mil foram por ônibus e cerca de 2,4 mil por táxis e mototáxis. Agentes da pasta realizaram abordagens para coibir o transporte clandestino de passageiros durante a festa, o que resultou em nove veículos autuados.

A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) não registrou acidentes no entorno da Arena Daniela Mercury. Na primeira noite de shows, 22 veículos foram removidos ao pátio da autarquia, 22 condutores foram notificados por infrações diversas, e não foram registrados acidentes na região da Boca do Rio. Durante todo evento não foi registrado nenhum ponto de congestionamento, apenas uma lentidão no início da manhã, durante a saída da arena, sentido Itapuã.

Foram 151 condutores abordados em blitz de alcoolemia na primeira noite do Festival. Destes, 12 condutores se recusaram a fazer o teste e foram notificados, uma carteira de habilitação foi recolhida e nenhum veículo precisou ser removido ao pátio. Ao longo do perímetro do evento, cerca de 40 agentes da Transalvador estão em 14 pontos fixos atuando na operação especial montada pelo órgão municipal de trânsito.

Na primeira noite, o palco principal contou com apresentações de Ilê Aiyê, Tarcísio do Acrodeon, Bell Marques, Ivete, Gusttavo Lima e Nattan.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp