Entretenimento

Virada Salvador: saiba como chegar no evento de ônibus e APP e onde estacionar

Divulgação
Semob e Transalvador prepararam esquemas especiais para facilitar chegada do público ao evento de ônibus e APP  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 28/12/2022, às 11h05 - Atualizado às 11h42


FacebookTwitterWhatsApp

O Festival Virada Salvador 2023 (FVS23) tem início na tarde desta quarta-feira (28) e segue até o dia 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. Serão dois palcos, mais de 60 shows completos e, ao todo, mais de 100 horas de música em uma estrutura jamais vista para este tipo de evento.

.

Para comportar o público esperado, uma infraestrutura gigante já está montada no local. Mas, para que as pessoas chegem ao evento, a prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob) e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), montou um esquema especial para transporte público, estacionamento e fiscalização de trânsito durante os cinco dias do evento.

TRANSPORTE

A Secretaria de Mobilidade (Semob) disponibilizará 120 agentes de transporte, orientando os usuários e monitorando em tempo real todas as linhas por meio do Centro de Controle Operacional (CCO).

Ao todo, mais de 400 ônibus darão atendimento ao público do festival: serão 215 ônibus do Sistema Complementar (Stec), os “amarelinhos”, além de 230 ônibus da frota regular, distribuídos em 15 linhas provenientes de diversas regiões da cidade.

.

Além disso, pela primeira vez no Festival, três novas linhas expressas serão criadas para atendimento aos usuários que vão aproveitar a festa, saindo do Terminal Acesso Norte, da Estação Pirajá e da Estação Metrô Pituaçu até a Arena Daniela Mercury. Além da frota regular das linhas que darão atendimento à festa, 95 ônibus reguladores serão disponibilizados para dar suporte à operação.

.

Em entrevista ao BNews, Fabrizzio Muller, secretário de Mobilidade da capital baiana, falou sobre o esquema preparado para o Festival Virada Salvador: "É uma operação muito bem estruturada para atender a uma festa desse porte. Todo o planejamento envolveu uma série de novidades com relação aos anos anteriores. Teremos três linhas expressas exclusivas para o evento saindo do Terminal Acesso Norte, da Estação Pirajá e da Estação Metrô Pituaçu até a Arena Daniela Mercury. Esses ônibus vão rodar sem fazer parada, direto das estações para o Festival. Estimamos que o tempo de espera seja algo em torno de 8 a 10 minutos entre um ônibus e outro".

Fabrizzio explicou que esses ônibus expressos só vão funcionar entre 14h30 e meia noite porque eles devem estar em sincronia com o horário de funcionamento do metrô. Porém, além dessa modalidade de transporte, o secretário salienta que quem for curtir o evento contará com outros suportes.

"Teremos outras linhas que funcionarão durante toda a madrugada, que são as linhas direto para bairros como Cabula, Paripe, Cajazeiras, Mirantes,Pau da Lima, Fazenda Grande e outros. Elas vão funcionar no intervalo onde metrô e transporte público não funcionam, que é a madrugada, de meia noite até às 4h30. A partir desse horário, as linhas convencionais e o metrô começam a rodar. Essa hora estaremos com 100% da frota atendendo aquela região", destacou.

Além de metrô e ônibus, há outras alternativas para transporte durante o Festival Virada Salvador: "teremos ali um esquema especial de táxi, com pontos próximos da saída, pontos de mototáxi, apenas os oficiais. Não vamos permitir os mototáxis que não sejam regulamentados para garantir a segurança do cidadão. E vamos ter no entorno do Festival locais para parada de aplicativos e carros particulares. O que pedimos é que os motoristas de APP não fiquem aguardando parados no ponto porque ali acaba se confundindo com transporte clandestino, e vamos fiscalizar isso".

TRÂNSITO

A Transalvador também montou uma operação especial para o Festival Virada Salvador. Assim como em anos anteriores, não será realizada interdição do tráfego de veículos na região. Os esforços do órgão estarão concentrados na segurança dos pedestres e fluxo de tráfego na Avenida Octávio Mangabeira, tanto sentido Itapuã quanto no sentido Pituba.

.

Para garantir uma melhor fluidez no trânsito e adequada orientação para pedestres e condutores, serão instalados painéis de mensagem, faixas e banners nos dois sentidos da via principal, para orientação do público sobre a travessia de pedestres, embarque e desembarque, pontos de ônibus, táxi e mototáxi, e sobre locais onde é proibido parar e estacionar. Agentes estarão posicionados em locais estratégicos para iniciar o acompanhamento e ordenamento do trânsito na região. Será disponibilizado
a gente tem popnto de parada embarque e desembarque para nao congestionar todo o fluxo da reigão.

.

Segundo Mascus Passos, superintendente da Transalvador, ao menos 40 agentes vão operar em 14 pontos de atendimento com viatuas e módulos somente no entorno do evento. Em entrevista ao BNews, Passos fez um apelo: Por mais que tenham vagas suficientes no Centro de Convenções, com 1500 vagas em área privada, e tenhamos ampliado vagas na Simon Bolívar, no Jardim de Alah e nas quadras da Boca do Rio, a gente pede que a população evite ir com veículos particulares. Priorizem táxis, ônibus e aplicativos para dar mais fluidez ao trânsito".

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Além de ter um trânsito mais tranquilo, a opção por ir ao evento de transporte público também evita outro grande problema: a mistura de álcool e volante: "é um festival esperado há dois anos, com atrações de nível internacional, e a gente espera um público muito grande. Então, a orientação [de não ir de veículo particula] serve até para não ter risco de consumir bebidas alcoólicas e dirigir".

Ainda de acordo com Marcus Passos, a Transalvador terá equipes de fiscalização atuando em todos os dias de festa. Além disso, um forte trabalho de conscientização foi realizado: "Esse ano inovamos com campanhas de educação no trânsito no entorno da área do Festival Virada Salvador com frases de cunho educativo. Teremos campanha também dentro da arena".

No que depender de trânsito e transporte, o público tem tudo para poder chegar e sair do FVS de forma descomplicada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp