Entrevista

Otto Filho defende revisão do Orçamento 2021 e discorda da decisão do STF sobre abrir CPI da Covid

Imagem Otto Filho defende revisão do Orçamento 2021 e discorda da decisão do STF sobre abrir CPI da Covid
Bnews - Divulgação

Publicado em 18/04/2021, às 07h00   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal baiano Otto Alencar Filho (PSD), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, sugeriu que o Orçamento 2021 seja revisado pelos parlamentares, em um acordo com o governo federal para que, em seguida, uma reforma administrativa fosse pautada. 

Ainda na entrevista - que faz parte da série que o BNews promove com os parlamentares baianos eleitos para presidir comissões -, o deputado critica a compra de vacinas pela iniciativa privada e discorda da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de obrigar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a abrir uma CPI para investigar conduções de agentes públicos no combate à pandemia.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista com o deputado federal Otto Alencar Filho (PSD):

BNews: Quais as prioridades da comissão neste momento?

Otto Alencar Filho: A gente vai, obviamente, priorizar a geração de emprego e renda. Então, hoje, a grande necessidade que nós temos, não só o plenário, como em todas as comissões, é aprovar os projetos pra vacinação em massa da população, uma das questões prioritárias, liberação do auxílio emergencial. Eu também sou a favor, talvez no segundo semestre, de mais uma parcela do auxílio emergencial, se assim a gente conseguir espaço no Orçamento. São de nosso interesse projetos que gerem emprego e renda e façam com que produtos in natura e commodities agreguem valor. Temos interesse em atuar fortemente na parte do agronegócio, agroindústria. Também temos interesse em projetos que incentivem ciência e tecnologia.

BNews: Qual sua avaliação sobre o ministro da Economia, Paulo Guedes?

Otto Filho: Ele errou bastante nessa política econômica social. Ele está tendo dificuldade de entender que, se o recurso não é distribuído na população mais carente, se a gente não dá poder de consumo, a gente vai ter dificuldade na retomada econômica. Então, restringiu financiamento a longo prazo, não apoiou pesquisas científicas e de tecnologia, a necessidade do governo de fazer, por exemplo, reforma tributária, que aumenta impostos, principalmente pra bens e consumo, querer centralizar a arrecadação, com proposta que unifica todos os impostos. Acho que, no máximo, o governo poderia unificar os impostos federais, mas incluir os estaduais, que dão liberdade pros estados tomarem suas decisões orçamentárias, é um erro. Acabar com benefício fiscal também é um erro.

Precisamos voltar à retomada de investimento em infraestrutura. Na minha opinião, reforma administrativa é muito mais importante que tributária. Ela, sim, cria espaço pra retomada de investimentos no setor público.

BNews: O que o senhor pensa sobre a discussão em torno do Orçamento 2021? Bolsonaro ainda não sancionou, levando em consideração que corre o risco de cometer crime de responsabilidade, já que "fura teto".

Otto Filho: Tem que fazer uma atualização desse primeiro projeto que foi aprovado, mas não vejo dificuldade em fazer isso, não. Até porque a gente tem soluções. A gente pode, por exemplo, fazer uma reformulação, elevando o investimento em áreas importantes e, logo em seguida, fazer uma reforma administrativa, incluindo fim do "extrateto" [salários acima do teto constitucional], que vai dar um fôlego orçamentário. Pode se fazer um acordo, em que a gente poderia reformular o projeto, com uma determinação de, logo em seguida, aprovar reforma administrativa e o fim do extrateto.

BNews: Mas o senhor acha que o governo está disposto a isso?

Otto Filho: Eu acho que sim. O governo federal tem todo interesse em aprovar reforma administrativa. O que não dá é você ter "dois pesos, duas medidas". Se for fazer reforma administrativa, tem que ser pra todos, todos os níveis, e também pra o Executivo, Legislativo e Judiciário.

BNews: Qual opinião do senhor sobre a iniciativa privada adquirir vacinas?

Otto Filho: Sou contra e fui contra. Acho que foi um grande erro liberar aquisição de vacinas pela iniciativa privada. O Brasil vai se tornar o único país, entre os dez maiores do mundo, que vai ter essa prática. É jogar no lixo o plano nacional de vacinação que foi realizado. É enfraquecer o SUS, que é a mola mestra da saúde pública brasileira. Eu votei contra e, realmente, sou totalmente...Como um social democrata, não posso acreditar que tirar recursos da saúde pública, tirar a possibilidade de a gente fazer vacinação adequada, via setor público, é algo que seja lógico.

BNews: Após a CPI da Covid no Senado, deputados também falam em instalar uma na Câmara. O senhor é a favor?

Otto Filho: Olha, a gente tem, obviamente, toda a preocupação de CPI, de realizar CPIs. A realização de uma CPI é algo muito sério, precisa de muita análise. Obviamente que o Senado e a Câmara nunca se furta de avaliar tais CPIs, problemas que venham a acontecer, que levem em consideração desvio de recursos, má gestão. Agora, só não acho que o momento da CPI é agora. Acho que temos que fazer, mas acho que o momento não é agora. No meio da pandemia, tendo que resolver questões econômicas, avanço da vacina. 

BNews: Mas o fato é que a CPI vai acontecer no Senado. Diante disso, o senhor é a favor de também existir outra na Câmara?

Otto Filho: Se já vai ter no Senado, não vejo necessidade de fazer na Câmara. Só pra palanque político? Não vejo muito lógica. Eu acredito que o STF tá avançando com uma posição que cabe não a ele, e, sim, ao Legislativo. É do Legislativo a opção de aprovar ou não uma CPI. Mas percebi que o presidente do Senado, dentro de uma visão estadista e diplomática, fez cumprir a decisão do Supremo, que, na minha opinião, foi mais um gesto diplomático do que medo da imposição do STF.

Entrevistas Relacionadas

Bacelar quer liberar jogos de azar, elogia Lula como cabo eleitoral e diz estar satisfeito com Rui Costa

Wagner fala em combater retrocessos ambientais, defende Forças Armadas e não "crava" candidatura em 2022

Otto quer convidar Guedes e presidente do BC para discutir preço dos combustíveis em comissão

Alice Portugal fala em priorizar setor cultural durante pandemia e defende "CPI da Covid" mesmo após saída de Pazuello

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp