Entrevista

Líder da oposição afasta influência de Neto em abertura de CPI: 'procedimento dos deputados'

Sandro Régis - Divulgação
Pedido de abertura de CPI para investigar compra de ventiladores mecânicos foi entregue pela oposição na tarde de terça-feira (25)  |   Bnews - Divulgação Sandro Régis - Divulgação

Publicado em 27/04/2022, às 06h00   Eliezer Santos e Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Sandro Régis (União Brasil), nega qualquer interferência de ACM Neto (UB) no pedido de abertura da CPI dos Respiradores.

O requerimento em favor da Comissão Parlamentar de Inquérito foi protocolado na terça-feira (26) por representantes da bancada. Em entrevista ao BNews, Sandro garantiu ser um "procedimento dos deputados".

O líder oposicionista também ironizou a fala do governador Rui Costa (PT) sobre estar "ansioso" para que as apurações sobre a compra malsucedida de ventiladores pulmonares pelo Consórcio Nordeste sejam concluídas.

Segundo Régis, ainda, a oposição não descarta acionar a Justiça caso a CPI seja travada no Legislativo estadual.

Confira a entrevista:

BNews: Como foi esse procedimento de entrega de requerimento para abertura de uma CPI? Como será o andamento desses trabalhos na Casa?

Sandro Régis: Primeiro nós seguimos regimentalmente, as 21 assinaturas, e protocolamos na Secretaria-Geral da Mesa. Agora, cabe ao presidente deferir ou não, para instalar a CPI. Esperamos que a Assembleia defira, porque isso é uma angústia e o povo baiano aguarda ansiosamente essa resposta. Então aguardaremos o presidente e temos a convicção de que o presidente, sendo guardião da Assembleia Legislativa da Bahia, sendo o presidente da Mesa Diretora, irá acatar essa CPI, para que instalemos a CPI e realmente essa Casa produza as respostas que a sociedade tanto necessita.

BNews: Houve um certo ‘delay’ entre o tempo da compra e esse imbróglio todo até que essa CPI efetivamente chegasse à Casa… A que o senhor atribui essa demora?

SR: Nós estávamos coletando as assinaturas. Nós não poderíamos entrar com requerimento para instalação da CPI sem as 21 assinaturas. Hoje nós completamos as 21 assinaturas e fizemos tudo dentro do regimento da Casa.

BNews: É um número inferior ao volume de deputados que a bancada de oposição tem hoje. Nem todos assinaram…

SR: Eu coletei as 21 assinaturas que necessita regimentalmente.

BNews: Quanto à expectativa dos trabalhos, tem algum prazo em regimento para que a CPI seja instalada ou depende unicamente da vontade do presidente?

SR: Agora, a peça vai para o procurador-geral da Casa, que irá despachar com o presidente. Cabe ao presidente aceitar ou não a instalação da CPI. Espero que instale, até porque o governador disse hoje que está ansioso para que isso tudo seja esclarecido para a Bahia. Se está ansioso, peço ao governador que oriente o presidente e a sua bancada que também assine a peça.

BNews: Se houver alguma oposição, isso pode ser judicializado?

SR: Com certeza. Nós iremos até “vias de fato”. Se a Casa se furtar em instalar a CPI, nós iremos à Justiça e solicitaremos um mandado de segurança, como foi feito em Brasília para que a CPI do Covid também fosse aberta.

BNews: Existe uma outra CPI na Casa, que é a CPI da Coelba, que não engrenou…

SR: Não, não existe.

BNews: Recolheram assinaturas e houve requerimento, a procuradoria deu “ok”, só não instalou comissão. Mas tem um requerimento colocado.

SR: Não instalou comissão porque o governo não cedeu nem a cabeça, nem a presidência e nem a relatoria. Como é que a oposição ia fazer parte de uma CPI sem participar da presidência ou da relatoria? Isso não cabe.

BNews: Se eventualmente acontecer a CPI dos Respiradores, vocês vão brigar pela relatoria ou pela presidência?

SR: Nós queremos a instalação. Até porque regimentalmente hoje é quatro a quatro em qualquer comissão. Então a oposição hoje, ela está amparada regimentalmente para ter o mesmo número de integrantes que o próprio governo.

BNews: Teve alguma orientação de ACM Neto nesse processo?

Não, isso é um procedimento dos deputados. Nós estamos sendo cobrados diariamente nas ruas pela população: “por que a Assembleia não entrou com a CPI dos Respiradores?”. Então isso é um papel do deputado perante a sociedade baiana.

BNews: Acha que vai ter condições de tocar os trabalhos da CPI em um ano eleitoral, tão corrido?

Com certeza. Se depender da oposição, nós iremos a fundo esclarecer todas as dúvidas dos baianos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp