Política

Ex-secretário da Saúde, Leo Prates não assina CPI dos Respiradores; veja lista

Prates - Divulgação
Pedido de abertura de CPI para investigar compra de ventiladores mecânicos foi entregue pela oposição na tarde desta terça-feira (25)  |   Bnews - Divulgação Prates - Divulgação

Publicado em 26/04/2022, às 15h48 - Atualizado às 17h22   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de integrar a oposição, o ex-secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates (PDT), não assinou o pedido de abertura da CPI dos Respiradores na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O requerimento foi protocolado na tarde desta terça-feira (25) pelo líder Sandro Régis (União Brasil) e outros sete representantes da bancada.

No total, 21 deputados assinaram o documento, incluindo os 12 parlamentares do União Brasil, os quatro do Republicanos, dois do PSDB, um do PDT, um do PL e um do PSC. Além de Prates, também "desfalcou" a oposição a bancada de deputados do PP, que, até março, integrava a base do governador Rui Costa (PT).

Leia: PP oficializa rompimento com PT na Bahia

O ex-pepista Robinho (União), um dos deputados que assinaram o requerimento, comemorou a entrega do documento e expôs a ausência do ex-chefe da Saúde municipal e dos parlamentares do Progressistas.

O número de 21 assinaturas é o exigido pelo regimento interno da AL-BA para que o requerimento seja encaminhado. O documento foi entregue à Secretaria Geral da Mesa Diretora, que direciona para a Procuradoria da casa. Em seguida, cabe ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes (PSD), aceitar ou não o pedido de abertura da comissão.

Apuração

Caso seja acolhida pelo chefe do Legislativo estadual, a Comissão Parlamentar de Inquérito deve investigar a compra malsucedida de 300 respiradores feita em 2020 pelo Consórcio Nordeste, então presidido por Rui Costa (PT).

Na manhã de hoje, a Polícia Federal deflagrou a operação Cianose, que cumpriu mandados de busca e apreensão no âmbito da investigação sobre o caso. Um dos mandatos foi cumprido em um endereço do ex-secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Bruno Dauster, responsável, à época, pela aquisição dos ventiladores mecânicos.

Leia mais: Após operação da PF, PGE esclarece atuação em processos sobre compra de respiradores

O imbróglio já foi alvo de uma CPI na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A ideia da oposição, de acordo com o líder Sandro Régis, é dar continuidade à apuração. "Nossa CPI será uma extensão da comissão do Rio Grande do Norte. Hoje, com esse fato (operação da PF), mais do que nunca a ALBA, independente de partido ou de posição política, tem a obrigação de apurar este caso, até porque estamos falando de quase R$ 50 milhões e 300 respiradores que poderiam salvar vidas", afirmou o deputado do União Brasil.

Veja a lista de deputados que assinaram o requerimento:

Alan Sanches (União Brasil)

Dal (União Brasil)

David Rios (União Brasil)

Kátia Oliveira (União Brasil)

Luciano Simões Filho (União Brasil)

Marcelinho Veiga (União)

Mirela Macedo (União)

Pedro Tavares (União)

Robinho (União)

Sandro Régis (União)

Soldado Prisco (União)

Tom Araújo (União)

Carlos Ubaldino (União)

José de Arimateia (Republicanos)

Jurailton Santos (Republicanos)

Samuel Júnior (Republicanos)

Talita Oliveira (Republicanos)

Paulo Câmara (PSDB)

Tiago Correia (PSDB)

Capitão Alden (PL)

Laerte do Vando (PSC)

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp