Entrevista

Oftalmologista alerta para uso de óculos de sol, maquiagens e mania de coçar os olhos

Reprodução/PiatãFM
Tatiana Nascimento Queiroz dá dicas de como manter a saúde dos olhos em dia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/PiatãFM

Publicado em 09/05/2023, às 23h15   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O programa BNews Agora, da Piatã FM, recebeu nesta terça-feira (9), a oftalmologista Tatiana Nascimento Queiroz para sanar dúvidas a respeito da saúde dos olhos. A especialista em córnea falou a importância de consultas de rotina, cuidados básicos e tirou dúvida dos ouvintes.

Questionada sobre a frequência que se deve ir ao oftalmologista, Tatiana explicou que o ideal é ir pelo menos uma vez ao ano, mesmo se não tiver queixas, somente para prevenção. "Às vezes o paciente não está com nenhuma queixa, tem uma ótima visão não tem vermelhidão ocular, mas existem doenças oftalmológicas silenciosas que o paciente não tem queixa, e, quando vai ter, já está em estágio avançado e muitas vezes não temos nada a fazer", disse.

Segundo ela, uma dessas doenças é o glaucoma, que é a maior causa de cegueira irreversível. "No início, o paciente não tem sintomas e continua tendo boa visão. Com o avançar da doença, começa uma alteração no nervo ótico, do campo de visão, podendo levar a cegueira", explicou.

Tatiana Nascimento deu algumas dicas para manter a saúde ocular em dia: "Evitar automedicação é importantíssimo, porque muitos pacientes compram medicações inadequadas sem prescrição, podendo mascarar ou piorar alguma doença. Outra dica importante é evitar coçar os olhos, principalmente as crianças".

A oftalmologista também alertou para o uso de óculos de sol sem proteção UVA e UVB, normalmente vendidos por vendedores ambulantes, na internet, ou até mesmo em óticas, além de maquiagens e acessórios como cílios. "Saber a validade da maquiagem por conta de fungos e fazer a remoção adequada é importantíssimo", frisou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp