Especial

No dia dos idosos, abrigos de Salvador clamam por solidariedade

Vagner Souza/BNews
Desde a alimentação a itens de higiene, tudo é obtido com dificuldade nas entidades que abrigam os idosos  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 01/10/2017, às 07h29   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Solidariedade é a palavra que melhor define a situação dos abrigos para idosos em Salvador. Isso porque, a maioria dessas instituições sobrevivem de doações da comunidade em geral. No entanto, a ajuda nem sempre é suficiente para manter as unidades em funcionamento. Desde a alimentação a itens de higiene, tudo é obtido com dificuldade nas entidades que abrigam os idosos.

Neste domingo (1º), é comemorado o Dia Internacional do Idoso. A data, criada a partir do Estatuto do Idoso, tem como objetivo estimular a reflexão sobre a situação dessas pessoas na sociedade. Pensando nisso, o BNews ouviu apelos de alguns abrigos da capital baiana e da região metropolitana que necessitam da solidariedade das pessoas.

É o caso da Associação Casa De Caridade Adolfo Bezerra De Menezes (ACCABEM), localizada na cidade Lauro de Freitas. "Oferecemos um bom serviço, mas a falta de dinheiro nos impede de fazermos algo ainda melhor", destacou o Adalberto João, presidente da instituição que abriga 85 idosos entre homens e mulheres. "Precisamos de fraldas, materiais para curativos, alimentos em geral, principalmente, café, leite e farinhas para mingau", completou.

Na mesma situação encontra-se o Abrigo Mariana Magalhães (AMMA), localizado no bairro dos Barris, em Salvador. Segundo a ministra da unidade, Joanice Santana, a casa que abriga 68 idosas, qualquer tipo de ajuda é bem-vinda. "O pouco com Deus é muito. Quem puder nos ajudar, ficaremos muito gratos. Precisamos de fraldas, itens de higienização para o abirgo e pessoal", disse. Além disso, ela contou que a unidade vem sofrendo alguns ataques criminosos e por isso, precisa ser feita a instalação de câmera de segurança. "Necessitamos das câmeras, mas infelizmente não temos dinheiro para fazer isso", afirmou.

Localizada no bairro dos Mares, em Salvador, o Lar Irmã Maria Luiza, serve de moradia para 29 idosos, dividos em duas unidades. De acordo com a presidente da entidade, Establia Venzel, contas de água e luz estão atrasadas, o que tem dificultado o funcionamento do local. "Estamos passando por uma crise que parece não ter fim. Diversas contas atrasadas. Até a nosso único freezer queimou e não temos dinheiro para consertar e não sabemos o que fazer", lamentou. "Além disso, estamos em falta de leite, frango e fraldas", acrescentou.

Para o irmão Gabriel, presidente do Abrigo São Gabriel, situado no bairro de Boa Viagem, na capital baiana, além da contribuição com doações, a instutuição que abriga atualmente 65 idosos, precisa também de visitas. "Eu peço que as pessoas tenham consicência para realizar visitas os abrigos. É notório que os nossos idosos se alegram com uam simples visita.", disse. Entre os itens de maior necessidade, ele destacou que a unidade precisa de alimentos em geral, fraldas e materiais para curativos. 

COMO AJUDAR

Associação Casa De Caridade Adolfo Bezerra De Menezes (ACCABEM)

Endereço: Loteamento Quinta do Picuaia, Quadra Única, Lote 39, Caji, Lauro de Freitas

Contatos: (71) 3288-1452 / 9 9985-1352

Abrigo Mariana Magalhães (AMMA)

Endereço: Rua Ladeira dos Barris, Nº 4 , Barris, Salvador 

Contato:  (71) 3329-4161

Lar Irmã Maria Luiza

Endereço: Rua do Imperador, Nº 61 , Mares, Salvador

Contato: (71) 3314-2885

Abrigo São Gabriel

Endereço:  Rua da Boa Viagem, Nº 6, Boa Viagem, Salvador

Contatos: (71) 3329-4161 / 9 9999-8783

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp