Esporte

Meia emprestado pelo Vitória revela dificuldades em adaptação no Japão

Publicado em 24/09/2015, às 17h20   Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)


FacebookTwitterWhatsApp

O meia Arthur Maia, que pertence ao Vitória e está emprestado ao Kawasaki Frontale, tem sofrido com a adaptação no Japão. Em entrevista à ESPN, o jogador revela que tem enfrentado muita dificuldade na Ásia, por conta, dos costumes diferentes.

"Adaptação é um pouco difícil. É um país totalmente diferente, tudo é novidade. Até os costumes. Coisas que no Brasil são normais, aqui nem tanto. Foi um pouco difícil chegar no meio de temporada, mas está tudo indo bem. Ainda temos chances de chegarmos às finais. Futebol não tem muito tempo para nada e precisa mostrar serviço o quanto antes", disse.

O jogador revela que os principais problemas enfrentados são a comida e a língua locais, mas garante que tem se virado como pode. "Eu não sou muito fã da comida japonesa, mas se precisar eu como (risos). Aqui o pessoal acha que é tudo peixe cru, mas não é assim. Tenho arroz, macarrão e carnes, tem mercado brasileiro que dá pra se virar muito bem. Eu aprendi a comer com 'hashi' porque tem lugares que não tem garfo e faca. O idioma é mais complicado, as palavras são muito estranhas e falo o mínimo. Sempre estou com o tradutor no clube, mas, fora dele, preciso me virar. A televisão tem alguns canais brasileiros uns dois e pela internet mesmo", destaca.

"Minha mãe está comigo e coisas de supermercado é complicado. Às vezes compramos umas coisas e, quando vamos ver, são outras (risos). Porque muitos produtos não têm rótulo nem nada em inglês, só japonês", completou o meia.

Apesar das dificuldades de adaptação, Arthur Maia garante estar feliz no Japão. "Meu objetivo era sempre de jogar e conhecer um país de cultura diferente. A organização do campeonato é muito grande, tudo funciona e é muito bem planejado. Sempre fazem elogios e é um país que você consegue jogar e criar uma história aqui", encerra o jogador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp