Esporte

Sesab diz que enviou ao MPF explicações sobre ação judicial

Publicado em 19/08/2016, às 22h19   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Em nota enviada ao Bocão News, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) afirmou que encaminhou, nesta sexta-feira (19), explicações ao Ministério Público Federal (MPF) referentes a uma ação judicial de 2012, onde foi questionada sobre o fornecimento de insulina pacientes com diabetes mellitus na Bahia.

Nesta sexta, o MPF pediu o afastamento do secretário Fábio Villas Boas por não ter apresentado dados de aquisição e ações para viabilizar a distribuição das substâncias, descumprindo determinação judicial.

A Sesab alegou que a falta de insulina dos tipos Glargina caneta, Detemir caneta, Asparte caneta, Lispro caneta e Glulisina caneta aconteceu devido à ausência de fornecedores nos processos licitatórios que foram feitos.

Mas afirmou que já estão regularizados o estoque e distribuição de Detemir, Lispro e Glulisina. A secretaria garante que os análogos de insulina Asparte e Glargina serão reestabelecidos em até 30 dias.

Leia a nota na íntegra:

A Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia da Secretaria da Saúde do Estado informa que encaminhou nesta sexta-feira (19) os esclarecimentos solicitados pelo Ministério Público Federal (MPF) referentes à ação judicial movida em 2012.

A falta temporária dos análogos de insulina dos tipos Glargina caneta, Detemir caneta, Asparte caneta, Lispro caneta e Glulisina caneta deveu-se à ausência de fornecedores em sucessivos processos licitatórios realizados. Novos processos licitatórios foram lançados em 2016, já tendo sido reestabelecidos os estoques de Detemir, Lispro e Glulisina, com distribuição regular dos mesmos.

Os análogos de insulina Asparte e Glargina serão reestabelecidos em até 30 dias, aguardando a entrega dos fornecedores.

O Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), localizado em Salvador, é a unidade estadual de referência na especialidade, mas não a única que realiza dispensação desses medicamentos. Os nove Núcleos Regionais de Saúde, localizados nas cidades de Feira de Santana, Alagoinhas, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Jacobina, Vitória da Conquista, Barreiras e Salvador são os pontos de distribuição macrorregional e possuem infraestrutura completa capaz de atender aos 417 municípios do estado da Bahia.

Matéria relacionada:

Saúde: MPF pede afastamento de Fábio Vilas Boas por descumprir decisão judicial

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp