Esporte

Conmebol devolve vaga brasileira

Publicado em 18/10/2010, às 17h58   ESPN, Folhaonline e Agências


FacebookTwitterWhatsApp

Após reunião realizada nesta segunda-feira (18), em Assunção, Paraguai, a Conmebol, que dirige o futebol na América do Sul, voltou atrás e decidiu devolver uma vaga brasileira na próxima Taça Libertadores da América. Dessa forma, o quarto colocado do Campeonato Brasileiro disputará o torneio continental em 2011.

A decisão da entidade sul-americana aconteceu após a CBF reclamar e entrar com um pedido, já que a Conmebol havia retirado uma vaga do país pelo fato do Internacional ter sido campeão da Libertadores este ano.

Na prática, significa que os quatro melhores do Campeonato Brasileiro vão para o torneio em 2011 (antes havia sido definido que só os três primeiros iriam). Isto quer dizer que hoje estariam no principal campeonato interclubes do continente Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Atlético-PR, e mais Inter-RS (atual campeão) e Santos (campeão da Copa do Brasil).

A decisão de fazer o G-4 se classificar para o torneio aumenta a disputa no Brasileiro. O Atlético-PR ocupa hoje a sexta posição com 46 pontos, empatado com o Grêmio, que perde no critério de desempate (tem menos vitórias). Depois aparecem Botafogo (45), São Paulo e Palmeiras (44) e Vasco (41). Restam oito rodadas para o final do Brasileiro.

O Brasil ainda pode ter um novo classificado caso veja um time ser campeão da Copa Sul-Americana. Palmeiras, Avaí, Atlético-MG e Goiás estão na disputa.

Tudo começou quando em 22 de setembro, a entidade anunciou que o título da competição continental deixaria de dar uma vaga extra ao país da equipe campeã. Isso afetou diretamente o Brasil, por causa da conquista do Internacional, sobre o Chivas, nesta temporada.

O pedido para revisão da regra que mudou o número de representantes brasileiros foi feito pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
Mesmo se a CBF não tiver sucesso em sua tentativa, ainda há a possibilidade de o Brasil ter um sexto clube na Libertadores-2011. Para isso, um time do país precisa ser campeão da Copa Sul-Americana. Palmeiras, Avaí, Atlético-MG e Goiás estão na disputa.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp