Esporte

CBF alerta para tentativa de golpe contra arbitragem

Publicado em 08/06/2017, às 09h16   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

A CBF alertou seus filiados, nesta semana, sobre uma tentativa de golpe para derrubar a credibilidade da arbitragem nacional. Segundo o blog De Prima, do Lance, a entidade está de olho em um “espertinho” que atua em duas frentes: ele tenta criar “armadilha” para árbitros e, posteriormente, coloca em xeque diante de clubes e federações a lisura da turma do apito.
Como funciona o esquema
O esquema consiste em um contato feito por um homem dizendo a determinado árbitro que há uma encomenda para ele em alguma parte do país, mais costumeiramente na região Nordeste. Se o árbitro “cai” e faz contato com o suposto “dono” da encomenda, um segundo indivíduo que atua no esquema, então o “malandrinho” autor do aliciamento inicial (com o registro desse contato entre árbitro e dono do “presente”) aciona outra parte da equação, em geral algum clube, dizendo que a arbitragem foi comprometida e está recebendo vantagens indevidas.
Alerta
Em carta assinada pelo corregedor da arbitragem, Edson Rezende, a CBF citou a preocupação com a existência dessas de denúncias de que, em competições anteriores, “ocorreram contatos de terceiros com dirigentes de clubes, dando conta de possíveis favorecimentos concedidos a componentes da arbitragem”. No texto, Rezende faz questão de ressaltar aos filiados que “não acreditem nestas possíveis ações criminosas”.
O corregedor da CBF solicita ainda o apoio para que, caso haja conhecimento de episódios em que esses aliciadores estejam atuando, uma denúncia seja feita para uma identificação devida dos envolvidos. Além da carta às federações, a CBF também emitiu uma circular aos árbitros para alertar sobre a ameaça. Os próprios árbitros contaram ao comando do apito nacional essa situação, que não é nova. Um inquérito em âmbito judicial no estado de Santa Catarina apura essa operação. O responsável por essa “armadilha” tinha sumido, mas voltou a atuar. O nome não foi divulgado para não prejudicar a investigação. As autoridades judiciais e esportivas estão em alerta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp