Esporte

Acusado de declaração racista contra Jailson, Edilson dispara: "é coisa de resenha"

Reprodução
Ele insinuou na última sexta-feira (16), ao participar de um programa do canal Fox Sports, que goleiros negros são mais propensos a falhar  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 22/02/2018, às 16h20   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-atacante Edilson Capetinha, campeão mundial com a seleção brasileira em 2002, insinuou na última sexta-feira (16), ao participar de um programa do canal Fox Sports, que goleiros negros são mais propensos a falhar. Nesta quarta, ele comentou suas declarações e disse que não as consideram colocações racistas e alegou que apenas repassou uma "brincadeira comum no meio do futebol".

Edilson questionou, no programa, se Jailson realmente é o titular palmeirense. “Ele não é titular, gente: ele tá como titular, mas não é o titular”, disse. Em seguida, emendou com uma história de Zinho, que também estava na bancada.

"Zinho, você me falou do goleiro negão uma vez. Eu não esqueço disso. A gente tava jogando, Guarani e Palmeiras, e jogando, jogando, jogando, e o goleiro fazendo milagre, pegando cada bola. Aí eu passo por ele (Zinho) dentro do jogo: “Zinho, tu não vai fazer gol hoje?” Aí ele falou: “Esse goleiro é negão, daqui a pouco ele erra”. Aí 43, chutaram uma bola de longe, a bola entrou, e ele passou por mim correndo, comemorando: “Tá vendo o que eu falei? É goleiro negão. Goleiro negão sempre toma um gol”.

Logo depois, diante de afirmações sobre Jailson estar bem no time (não perde há 29 jogos), e de ter jogado com Dida na seleção brasileira, Edilson completou:

"Deixa chegar a hora certa. O Dida não era negão. É pardozinho. (...) Tem coisas no futebol que vocês não jogaram, vocês não entendem. Goleiro negão é igual... Rapaz... Tá bom, depois vocês vão dizer..."

As declarações reverberaram em redes sociais e foram muito criticadas. Segundo Edilson, ele apenas levou à conversa no programa uma brincadeira comum do futebol. Ao GloboEsporte.com, Edilson disse não achar que goleiros negros falhem mais.

"Todo mundo sabe que isso não existe. Até acho (o Jailson) um grande goleiro. Minha família é negra. Meus melhores amigos são negros, o Vampeta e o Amaral. Como vou ser racista? É coisa de resenha. Não penso isso. Não tem nada a ver".

O ex-jogador afirmou que não pediu desculpas a Jailson e que não acredita que o goleiro tenha ficado chateado.

"Não falei com o Jailson, porque acho que nem tem necessidade. Nem vi ele comentando alguma coisa. Tenho certeza que não ficou chateado".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp