Esporte

Reafirmação

Publicado em 27/07/2013, às 19h59   Edson Almeia*


FacebookTwitterWhatsApp

Esta rodada de domingo é muito importante para Bahia e Vitória no Campeonato Brasileiro. O Bahia é literalmente favorito contra o Goiás, aqui na Fonte Nova e o Vitória terá que fazer um, grande jogo para empatar ou ganha no Couto Pereira, do Coritiba, única equipe ainda invicta na competição e com 100% de aproveitamento em seus domínios.
Cristóvão Borges, que tem um excelente desempenho no comando do Bahia, terá que colocar o time no ataque para justificar seu favoritismo, além de trabalhar como psicólogo, conscientizando os seus jogadores da necessidade de superar logo o problema de não somar pontos na Arena Fonte Nova, porque os melhores resultados tricolores têm sido fora de casa. 
Desde que a Arena foi inaugurada, o Bahia ainda não obteve um sucesso de realce, vencendo apenas o Conquista, na semi-final do estadual e o Mixto/MT no jogo de volta da Copa do Brasil, por 1x0, que não foi suficiente para chegar adiante. No resto, foram quatro jogos contra o arquirrival Vitória, três derrotas, duas por goleadas e um empate, o do último domingo, jogando um futebol promissor, pois desta vez enfrentou o inimigo mortal, de igual para igual.
Há também que se lembrar que o Tricolor precisa adiantar o seu lado na classificação, pois é 6º colocado com percentual de 10º, pois, com um jogo a mais, tem 48,1% de aproveitamento, enquanto que Santos, Grêmio e o próprio Goiás, que estão abaixo dele, jogou menos e está com 50% de desempenho. 
O Vitória, 5º colocado, está em situação melhor (58,3%), só que se depara numa encruzilhada: se ganhar do Coritiba, vai ficar no topo, segundo ou terceiro, até mesmo primeiro se Inter e Botafogo perderem. Mas pode, também, despencar duas ou três casas, em caso de derrota.
Há fatos que não deixam qualquer dúvida para se dar palpites antes de cada rodada – e nesta, o Bahia é inteiramente favorito para ganhar do Goiás, na Arena Fonte Nova, e o Vitória terá que quebrar vários pontos de uma intrincada costura: ganhar do vice líder invicto e sem haver perdido qualquer ponto no Couto Pereira, suportar o intenso frio da capital paranaense e quebrar um velho tabu de nunca haver vencido por lá.
Mas esta é uma rodada de reafirmação para os nossos times, que estão bem no Brasileiro, sendo mesmo um domingo muito importante para os dois.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp