Esporte

Sem acerto com emissoras, Italiano e Francês podem sumir da TV no Brasil

Folhapress
Empresas alegam alto custo e não fecham compra dos direitos de transmissão dos torneios   |   Bnews - Divulgação Folhapress

Publicado em 02/08/2018, às 07h06   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Às vésperas do início da temporada do futebol europeu, os campeonatos Francês e Italiano correm o risco de sumir da televisão brasileira. Até agora, nenhuma emissora do país comprou os direitos de transmissão dos torneios que começam em agosto.

Nem a ida de Cristiano Ronaldo para a Juventus, da Itália, e a permanência de Neymar no Paris Saint-Germain, que terá ainda o campeão do mundo Mbappé, fizeram com que as televisões topassem pagar os valores cobrados pelas empresas donas dos direitos.

O PSG estreia em casa na temporada 2018/19, contra o Caen, no dia 12 de agosto, um domingo. Na Itália, a Juventus começa sua campanha atrás de mais um título em Verona, contra o Chievo, no dia 18 de agosto. O clube de Turim é o atual heptacampeão italiano.

"Existe uma insegurança do mercado em geral diante de valores inflados [de venda dos direitos]", diz Danyel Braga, diretor de Novos Negócios da CSM Golden Goal, empresa de gestão esportiva que faz parte do grupo Chime, um dos cinco maiores no setor.

De acordo com o executivo, fatores como a crise financeira no país e o fato de este ser um ano de Copa do Mundo dificultam ainda mais grandes investimentos.

As ligas da Itália e da França não vendem diretamente os direitos de transmissão para as emissoras brasileiras.

O Campeonato Italiano foi repassado para a IMG, uma das gigantes do setor esportivo, que negocia diretamente com as redes brasileiras. Já o Francês é vendido pela agência beIN, grupo do Qatar que comprou os direitos.

"Por mais que a conjuntura seja difícil, o mais provável é que ainda ocorra nestes campeonatos importantes um acerto positivo entre os dois lados [empresas e televisões]", afirma Braga, que avalia que os preços de venda dos campeonatos terão que ser recalculados.

O Italiano é transmitido no Brasil desde a década de 1980. Antes da TV a cabo, foi exibido em emissoras abertas como Band e Globo. 

O Francês passou a ser exibido de forma mais sistemática a partir de 2004. Primeiro, na BandSports.

ARDÁPIO DE FUTEBOL ESTRANGEIRO ESTÁ MENOR
Torneios transmitidos no brasil

Liga dos Campeões
Facebook e Esporte Interativo (ainda não divulgado oficialmente)

Campeonato Inglês
ESPN

Campeonato Espanhol
ESPN e Fox Sports

Campeonato Alemão
Fox Sports

Libertadores
Fox Sports e SporTV

Sul-Americana
Fox Sports e SporTV

Amistosos da seleção
SporTV

Campeonato Argentino
Fox Sports

MLS (Estados Unidos)
ESPN e SporTV

Copa da Alemanha
ESPN

Copa da França
Fox Sports

Copa da Liga Inglesa
ESPN

Torneios com transmissão ainda não confirmada
Italiano, Francês, Liga Europa, Copa da Inglaterra, Copa do Rei (Espanha), Copa da Itália e Copa Sul-Americana (2019)

Além dos dois torneios nacionais sem transmissão confirmada, a Liga Europa, segunda competição mais importante da Uefa (entidade que comanda o futebol na Europa), também não tem previsão de ser transmitida no Brasil. 

Nenhuma emissora fechou o contrato para exibir o torneio de clubes, que já está em disputa. A fase de grupos começará em setembro.

A Copa do Rei, na Espanha, que começa no dia 5 de setembro, e a Copa da Inglaterra, que estreia no dia 10 de agosto, também não tiveram os direitos comprados por nenhuma emissora brasileira. 

No Brasil, SporTV, Bandsports, Fox Sports, Esporte Interativo e ESPN disputam o mercado de televisão fechada.

Procuradas, as emissoras de televisão informaram que não comentam negociações em andamento. 

O Grupo Globo, dono da SporTV, vai priorizar os campeonatos disputados no Brasil, além da seleção brasileira, que disputará amistosos em 2018 e a Copa América em 2019, no próprio Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp