Esporte

Justiça interrompe eleição no Bahia

Imagem Justiça interrompe eleição no Bahia
Titular da 28ª Vara Cível concede liminar, derruba processo eleitoral e nomeia um interventor   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/12/2011, às 14h56   Daniel Pinto e Adélia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

O que seria um dia de festa para Marcelo Guimarães Filho se tornou um “pesadelo”. Candidato único à presidência do Bahia, o dirigente foi impedido de ser reconduzido ao cargo em função de uma liminar do juiz Paulo Albiani, da 28ª Vara Cível, em favor do ex-conselheiro Jorge Antônio Cerqueira Maia. No documento, emitido na tarde desta terça (6), o magistrado interrompe o pleito sob alegação de que um grupo de conselheiros foi excluído da eleição.

Além disso, também nomeia o advogado Carlos Eduardo Rátis, professor da Faculdade Baiana de Direito, como administrador do Bahia. Rátis - que pode tomar posse a qualquer momento - não tem vínculo com o clube e terá salário de R$ 60 mil. Em caso de descumprimento, a multa estabelecida é de R$ 100 mil por dia. A reportagem do Bocão News conseguiu falar com Ademir Ismerim, vice-presidente jurídico do Tricolor, que já prepara um agravo para tentar cassar a liminar.


Até às 14h20, cerca de 200 pessoas já haviam votado. Na tarde de hoje, o clima foi de tensão na sede de praia do Bahia, na Boca do Rio. Ainda não há informações se Marcelinho Guimarães ou alguém da diretoria dará uma coletiva para tratar do assunto. Mas, o "cartola" já usou o Twitter para se manifestar. Ele garante que vai respeitar a decisão da Justiça, mas diz que a postura da oposição já atrapalhou os planos para 2012.


O que se sabe, até o momento, é que Jorge Maia está entre os 58 conselheiros que foram afastados do clube (aparentemente) sem justa causa. No último dia 28, um grupo de oito sócios do Tricolor, entre eles Fernando Jorge e Nestor Mendes, enviou ao presidente do conselho deliberativo do Bahia, Ruy Accioly, um ofício cobrando cópias das atas de todas as reuniões do colegiado nos últimos dois anos e uma listagem com o nome de todos os conselheiros titulares e suplentes.

Clique aqui e veja documento ampliado!


Fotos: Gilberto Júnior e Roberto Viana/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp