Esporte

Após quase oito meses sem jogos, Arena Fonte Nova passa por protocolos de desinfecção para Bahia e Melgar

Felipe Oliveira/ECB
Estádio foi utilizado como estrutura de apoio no combate à pandemia do novo coronavírus  |   Bnews - Divulgação Felipe Oliveira/ECB

Publicado em 05/11/2020, às 13h40   Marcio Smith



Após quase oito meses sem receber jogos, a Arena Fonte Nova voltará a ter uma partida de futebol realizada em seu gramado. Para receber a partida de volta entre Bahia X Melgar, válida pela 2ª fase da Copa Sul-Americana, nesta quinta-feira (5) às 21h30, o estádio passou por protocolos de desinfecção.

A última partida realizada no estádio havia sido o confronto entre o Bahia e o Doce Mel pelo Baianão em 7 de março. Com a paralisação dos jogos de futebol por conta da pandemia do novo coronavírus e a evolução do vírus no estado, a Fonte Nova foi utilizada pelo governo estadual para montar um hospital de campanha que foi inaugurado em 5 de junho e desativado em 16 de outubro. 

O presidente da Arena Fonte Nova, Dênio Cidreira, garantiu que o estádio está preparado para receber jogos com todos os cuidados e seguindo todos os protocolos determinados para realização de partidas. Todos os ambientes do estádio passaram por uma dupla sanitização que foi realizada pela equipe da Saúde que operou o hospital de Campanha e por uma empresa contratada pela Arena

“Tomamos todos os cuidados para que jogadores, comissões técnicas, profissionais da imprensa esportiva e todos os envolvidos na partida possam voltar a viver grandes emoções na Arena, sem colocar em risco a sua saúde [...] A Arena está preparada para retomada de jogos, seguindo todos os protocolos de saúde e higienização necessários ”, afirmou Cidreira.

Hospital de Campanha

Inaugurado em 5 de junho para auxiliar no combate a pandemia do novo coronavírus, o hospital de campanha da Arena Fonte Nova chegou a contar com  240 leitos, sendo 100 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou, por meio de nota, que os equipamentos usados na unidade - tais como camas hospitalares, respiradores, dentre outros - serão redistribuídos para a rede hospitalar. A mão de obra usada no local, por sua vez, não será aproveitada, uma vez que os profissionais não são servidores concursados do Estado. “O Hospital de Campanha Arena Fonte Nova, é uma unidade temporária administrada por uma organização social, que terá o contrato rescindido", explicou.

Bahia x Melgar

Buscando garantir uma vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Bahia recebe o Melgar-PER nesta quinta-feira, às 21h30 (Brasília) na Fonte Nova. O tricolor foi derrotado por 1 a 0 no jogo de Bahia.

Para se classificar, o Bahia precisa vencer por dois gols de diferença para garantir a classificação no tempo normal. Uma vitória simples por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.

Caso avance, o Bahia enfrentará Unión Santa Fé ou Emelec nas oitavas de final; o jogo de ida teve vitória fora de casa dos equatorianos por 1 a 0. A melhor campanha do clube no torneio aconteceu em 2018, quando chegou às quartas de final.

FICHA TÉCNICA

Bahia x Melgar
Copa Sul-Americana - 2ª fase (2º jogo)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 05/11/2020 (quinta-feira)
Árbitro: Christian Garay (Chile)
Auxiliares: Raúl Orellana e José Retamal (ambos do Chile)

Bahia:

Douglas; Nino Paraiba, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Elias e Daniel (Rodriguinho); Clayson, Rossi e Gilberto. Técnico: Mano Menezes.

Melgar:

Cáceda; Ibanez, Pellerano, Deneumostier e Reyna; Arias, Aubert e Amoroso; Sánchez, Vidales e Arce. Técnico: Marco Valencia. 

Leia mais:

Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova recebe os primeiros pacientes

Hospital de Campanha Arena Fonte Nova será desativado até a próxima semana

Bahia é derrotado pelo Melgar por 1 a 0 e precisa reverter em Salvador

Na Arena Fonte Nova, Bahia recebe Melgar precisando de reação para se classificar na Sul-Americana

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp