Esporte

Baiano lança primeiro livro do Brasil sobre o VAR no futebol

Divulgação/Footbooks
Bnews - Divulgação Divulgação/Footbooks

Publicado em 02/06/2021, às 21h10   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O escritor e jornalista baiano William Tales Silva lançou nesta quarta-feira (2) a pré-venda do livro “[VAR] - A história e os impactos da maior mudança na aplicação das regras do futebol”. 

A obra é a primeira no Brasil a contar a história e os detalhes sobre o mecanismo de vídeo-arbitragem, que estreou no futebol nacional em 2016 e é até hoje alvo de polêmicas e debates.

O livro é lançado pela FootBooks, novo selo da Editora Corner, uma das mais renomadas no país para títulos esportivos. Nas páginas, o autor entrevistou nomes como o jornalista Arnaldo Ribeiro, o ex-árbitro e ex-comentarista esportivo Arnaldo Cezar Coelho, o secretário-geral da International Football Association Board (IFAB) e o chefe de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Leonardo Gaciba.

VAR traz ainda informações exclusivas, como uma recomendação feita pela CBF à Fifa para que impedimento fosse marcado apenas com o pé como referência, excluindo partes do corpo como cabeça, ombro e tronco. A sugestão, negada pela entidade internacional, foi revelada por Gaciba. 

Ao BNews, Tales Silva destacou que, além dessa informação, outras novidades são abordadas pelo livro, principalmente nos depoimentos do próprio chefe de arbitragem da CBF, além de Lukas Brud.

“O livro é importante para entender esse equipamento que muda totalmente a dinâmica do jogo de futebol. É muito interessante saber o que justifica essa implementação e eu abordo isso, principalmente fazendo referência ao fato de que o futebol é uma indústria milionária e por isso os erros de arbitragem se tornam cada vez mais inaceitáveis. O VAR surge como uma tentativa de proporcionar justiça ao esporte”, ressaltou o jornalista. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp