Esporte

Souza é punido pelo STJD e fica quatro jogos de fora

Publicado em 17/07/2012, às 19h35   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Sem "Showza" por quatro jogos. Após voltar de contusão e começar a recuperar o ritmo de jogo, o Caveirão tricolor vai pegar um gancho por causa da cotovelada no zagueiro Antônio Carlos, do Botafogo, na derrota no Engenhão por 3 a 0. Mesmo sem nenhum cartão vermelho mostrado nos 90 minutos, a Procuradoria pediu as imagens e denunciou Souza. E em sessão da Segunda Comissão Disciplinar, o atacante foi punido com quatro jogos de suspensão, por maioria de votos, enquanto o árbitro Raphael Claus foi absolvido.
No gramado, o lance gerou um princípio de confusão, já que o jogador do Botafogo ficou indignado com o lance, mas o árbitro Raphael Claus mostrou apenas cartão amarelo aos dois jogadores, tentando acalmar os ânimos para o restante da partida.
Porém, a Procuradoria não deixou o lance passar em branco, e entendeu que, na verdade, Souza deveria ter sido expulso, e assim denunciou o jogador do Bahia com base no artigo 254-A (praticar agressão física) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em que a pena varia de quatro a 12 jogos de suspensão.
Perto do lance, e sem ter expulsado Souza, o árbitro também foi a julgamento no STJD. Raphael Claus podia ser punido com base no artigo 260 (omitir-se no dever de prevenir ou de coibir violência ou animosidade entre os atletas, no curso da competição) do CBJD, em que a pena é de suspensão de 30 a 180 dias e, cumuladas ou não com multa de R$ 100 a R$ 1 mil.
Após ser apresentada a prova de vídeo, o advogado Paulo Rubens defendeu Souza e afirmou que o jogador já foi punido já em campo pelo árbitro. "Ele levou cartão amarelo por conta da conduta naquele lance. A jogada é dura. O atleta da equipe adversária chega de forma contundente e ele se defendeu. E foi isso efetivamente que se viu. Não houve vontade de machucar o adversário".
Com isso, o advogado pediu para que o artigo em que Souza foi incurso fosse desclassificado para o artigo 254 (praticar jogada violenta) do CBJD, que prevê suspensão de uma a seis partidas, pedindo para que o atacante fosse apenas advertido. Mas não teve jeito, e apenas um dos cinco auditores absolvia o atleta, enquanto os demais votavam pela suspensão de quatro jogos.
Como não chegou a ser expulso, Souza atuou normalmente contra o Flamengo, na derrota por 2 a 1 em Pituaçu, no último domingo. Sendo assim, o atacante terá que cumprir integralmente sua punição. Souza não poderá enfrentar Fluminense (19/7), Coritiba (22/7), Palmeiras (26/7) e Corinthians (29/7).
Já Raphael Claus foi defendido pelo advogado Giulliano Bozzano que alegou que o árbitro não tinha a visão completa do lance, dando apenas amarelo pelo que julgou no momento. "Estamos analisando um lance, portanto, ele não deixou de coibir a violência. É apenas um lance que está em questão", disse, pedindo absolvição do árbitro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp