Esporte

STJD abre inquérito para apurar discriminação às jogadoras do São Francisco

Imagem STJD abre inquérito para apurar discriminação às jogadoras do São Francisco
Atletas de clube baiano sofreram preconceito e foram agredidas em jogo no interior paulista  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/03/2014, às 12h35   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

Discriminação, definitivamente, não combina com o esporte. Por isso, o episódio da discriminação sofrida pelas atletas do São Francisco, em partida válida pela Copa do Brasil Feminina, não passará por despercebido.

Em apoio ao seu filiado, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, como havia prometido, notificou a CBF e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que tomassem providências. A interferência da entidade máxima do futebol na Bahia surtiu efeito.

O STJD não deixará ficar impune e investigará as denúncias. Em comunicado à FBF e ao São Francisco, o Tribunal revelou que abriu inquérito para apurar o ocorrido.

A responsável pelo inquérito será a procuradora Giseli Amantino, que tratou as denúncias contra a torcida da Ferroviária (SP) como "graves". Alguns dos envolvidos e testemunhas do episódio já foram convocados para uma oitiva.

Prestarão depoimento ao órgão o técnico e coordenador do São Francisco, Mário Augusto, responsável pela denúncia; a árbitra da partida, Edilar Maria Ferreira, da Federação Paulista de Futebol e do quadro nacional e o Sr. Francisco, responsável pelo esporte no município de Araraquara (SP), onde o fato ocorreu.

"E ao final, apurado os fatos e verificada a existência de infração disciplinar que seja o inquérito remetido a Procuradoria para a tomada das medidas plausíveis", explicou Giseli Amantino sobre a possibilidade de punição aos envolvidos no ato racista.

O caso -No dia 4 de março, mais um caso de discriminação no futebol foi registrado no Brasil e, desta vez, a vítima foi um baiano. Em duelo pela Copa do Brasil Feminina, onde foi derrotado e eliminado da competição pela Ferroviária (SP), o São Francisco viveu dia de horrores em Araraquara (SP).

No gramado do estádio Arena da Fonte, as jogadoras do clube baiano ouviram insultos do tipo: "Todo nordestino tinha que ser exterminado", "porcos" e "pobres miseráveis" de parte da torcida adversário.

E as agressões não foram apenas verbais. Não satisfeitos com o ato discriminatório, cerca de 40 torcedores do time paulista ainda agrediram a delegação da equipe de São Francisco do Conde com objetos como sapato e garrafa de água. Uma bateria de celular atingiu o rosto do técnico e coordenador do futebol feminino do São Francisco, Mário Augusto, que levou um corte.

Indignado com o ocorrido, Mário, um dos principais colaboradores do futebol feminino na Bahia divulgou um comunicado oficial (confira ao final da matéria) clamando por justiça e o fim da discriminação. A proposta foi inteiramente amparada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Em apoio ao seu filiado, o presidente da entidade Ednaldo Rodrigues, repudiou o comportamento do grupo de torcedores. Assim que tomou conhecimento do ocorrido, o dirigente notificou a CBF e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Fonte: FBF

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp