Esporte

AGU pede banimento de Wallace do esporte

Divulgação/FIVB
A medida ocorre após Wallace, em suas redes sociais, perguntar se deveria atirar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/FIVB

Publicado em 01/02/2023, às 17h52   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) a instauração de processos contra o jogador de vôlei Wallace de Souza.

No pedido, o oposto do Cruzeiro é alvo da pena máxima prevista, com multa de R$ 100 mil e banimento do esporte. A medida ocorre após o atleta, em suas redes sociais, perguntar se deveria atirar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O COB já havia anunciado a solicitação de abertura de processo junto ao Conselho de Ética. A CBV encaminhou o caso para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva da entidade.

Na representação endereçada ao COB, a AGU aponta a violação ao artigo 243-D (incitação pública ao ódio ou a violência) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, e aos artigos 8º e 34 do Código de Conduta Ética do COB, respectivamente uso indevido de expressões discriminatórias e incitação a práticas de ato de violência por meio de redes sociais.

A AGU argumenta ainda que a conduta de Wallace configura o delito de incitação ao crime, previsto no artigo 286 do Código Penal Brasileiro. Além disso, sustenta que a publicação não está protegida pelo direito à liberdade de expressão.

Mais cedo, o Sada Cruzeiro anunciou a suspensão do jogador. Em nota, o clube informou que o atleta foi afastado por tempo indeterminado e que a entidade está atenta aos desdobramentos legais do que chamou de "lamentável episódio".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp