Esporte

Alex Alves: Saiba como o ex-atacante do Vitória viveu com um segredo que o levou à morte

Reprodução/TV Bahia
O habilidoso ex-atacante do Vitória ‘resistiu’ para não revelar ao público a grave doença que enfrentou  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Bahia
Cadastrado por Pedro Moraes

por Cadastrado por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 19/05/2023, às 06h47


FacebookTwitterWhatsApp

O ano era 1992 quando um atacante, chamado Alex Alves, passaria a virar um fenômeno dentro do Vitória. A conquista do vice-campeonato do Brasileirão do ano seguinte o consolidou como uma das grandes peças do Leão da Barra. Apesar do modelo de jogo extrovertido dentro das quatro linhas, o ex-atleta de clubes como Palmeiras e Hertha Berlim, da Alemanha, viveu um pesadelo durante a carreira, de acordo com informações divulgadas pelo portal UOL.

Durante anos, Alex conviveu com uma problemática que impactava negativamente no funcionamento da medula óssea. Como precisava sustentar a família, o ex-atacante do Rubro-Negro Baiano lutou até quando conseguiu: no dia 14 de novembro de 2012. Aos 37 anos, o diferenciado esportista teve complicações pós-cirúrgicas e morreu no hospital de Jaú, situado no interior do estado de São Paulo.

Com um cartel avançado no futebol nacional, Alex Alves conquistou o Campeonato Brasileiro em 1994, com a camisa do Verdão. Antes de ‘partir’, o ex-atacante enfrentou a separação, após voltar do clube alemão para o Atlético Mineiro, por causa das brigas constantes em função da falta de pagamento do salário.

Em função da mudança de status, o ex-atacante continuou a árdua saga no futebol, sempre mantendo o diagnóstico guardado ‘a sete chaves’, ainda conforme a publicação. No decorrer desse período, apenas a sua filha, Alexandra, sabia da existência da hemoglobinúria paroxística noturna, que causava efeito devastador no organismo. 

Em virtude da doença, a medula óssea provocou o comprometimento da fabricação de sangue, e causou várias dores abdominais e quadros de trombose. Com dívidas a pagar, o único jeito de sobreviver era continuar em atuação.

Resistência

Após mais de 10 anos de carreira, Alex Alves negou estar com leucemia, em 2008, mas, dois anos depois, procurou tratamento no Hospital Geral da Bahia. Ainda assim, somente no Hospital Amaro Carvalho, em SP, ele conseguiu o transplante de medula óssea por parte de um dos irmãos, no dia 5 de outubro. 

Cerca de 16 dias depois, o funcionamento da medula entrou em ação, porém Alex Alves adquiriu a “doença do enxerto contra o hospedeiro”. O organismo, então, rejeitou as células que foram doadas e o ex-jogador morreu por falência múltipla de órgãos, no dia 14 de novembro de 2012. 

Somente quando a imprensa noticiou o transplante, em outubro, os amigos ‘boleiros’ tiveram noção dos problemas de saúde dele. O Vitória realizou as cerimônias de despedida do ex-atacante em Salvador, e, a pedido do jogador, as cinzas foram lançadas ao mar. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp