Esporte

Após classificação, Cabo Verde repete feito que não acontecia em Copas do Mundo desde 1998; saiba qual

Divulgação/FIFA
A seleção estreante em Copas do Mundo vem sendo a surpresa desta edição do mundial  |   Bnews - Divulgação Divulgação/FIFA
Gabriel Santana

por Gabriel Santana

Publicado em 27/06/2026, às 12h12 - Atualizado às 12h19



A seleção de Cabo Verde conseguiu se classificar para o mata-mata da Copa do Mundo, na última sexta-feira (26), e conseguiu realizar um feito que não acontecia nos mundiais há 28 anos.

Clique aqui e inscreva-se no canal do Bnews no YouTube.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

A equipe africana empatou os seus três confrontos no torneio mais importante do futebol (Espanha e Arábia Saudita em 0 a 0, e 2 a 2 contra o Uruguai) e conseguiu avançar de fase sem vencer nenhum jogo na fase de grupos.

O cenário não era visto desde 1998, na Copa que foi disputada na França, primeira edição com 32 equipes, quando o Chile também conseguiu avançar de fase após três empates (1 a 1 contra a Áustria, 1 a 1 contra Camarões e 2 a 2 contra a Itália). Assim como os latinos, Cabo Verde terminou a fase inicial da Copa em segundo lugar do seu grupo, com três pontos conquistados.

Feito (ainda mais) histórico

Cabo Verde é uma das seleções estreantes na competição. De acordo com o Uol, é o menor país, em termos de população (atualmente com pouco mais de 500 mil habitantes), a se classificar ao mata-mata de uma Copa do Mundo.

Como se não já tivesse enfrentado equipes tão difíceis como duas campeãs mundiais, o próximo jogo na campanha histórica de Cabo Verde será contra a Argentina, atual campeã da Copa e capitaneada pelo melhor jogador e maior artilheiro da história do torneio, o craque Lionel Messi, na próxima sexta-feira (3), às 19hrs (de Brasília), em Miami, na costa leste dos Estados Unidos, pela fase de 16 avos de final.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por FIFA (@fifa)

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)