Esporte

Arábia Saudita revela detalhes da nova pista para o GP de Fórmula 1 de 2028; assista

Divulgação / Qiddiya Investment Company
Nova pista fica no complexo Qiddiya e tem previsão de uso para 2028  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Qiddiya Investment Company
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 05/03/2024, às 16h19


FacebookTwitterWhatsApp

A “Qiddiya Investment Company (QIC)” revelou mais detalhes sobre o seu circuito para receber as corridas da Fórmula 1 a partir da temporada de 2028. A nova pista deverá substituir o circuito atual em Jeddah-Corniche, na Arábia Saudita, que estreou em 2021. A divulgação do novo circuito foi feita nesta terça-feira (5).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Esse novo projeto possui 21 curvas, tem uma elevação de 108 metros ao longo de uma volta e terá uma elevação equivalente a um prédio de 20 andares. Outro ponto de destaque é o fato da corrida ser no sentido anti-horário, tal qual as pistas do Circuito das Américas, de Baku, de São Paulo, de Las Vegas, de Marina Bay, de Miami e de Yas Marina. O atual circuito também é anti-horário, mas será substituído pela nova pista.

A pista Speed Park será uma verdadeira encarnação da filosofia "power of play" de Qiddiya, e vai posicionar Qiddiya City como a casa do automobilismo saudita e um dos principais palcos do esporte a motor no mundo. Visitantes e espectadores terão uma das experiências de corrida mais únicas e imersivas no mundo com essa pista pioneira" afirmou o diretor da QIC, Abdullah Aldawood.

A expectativa é que os entusiastas do automobilismo desfrutem de uma das experiências de corrida mais imersivas do mundo, com múltiplos pontos de vantagem e terraços ao redor e dentro da pista. O circuito será dividido em dois setores: um semelhante a um circuito de rua e outro mais parecido com uma pista permanente.

Por enquanto, está previsto que o Grande Prêmio da Arábia Saudita permaneça em Jidá até 2027, antes de se mudar para Qiddiya. A presença da Fórmula 1 no país está garantida até pelo menos 2030, quando expira o contrato atual entre as partes. O complexo Qiddiya faz parte do projeto de entretenimento da iniciativa "Saudi Vision 2030", que visa diversificar a economia local e reduzir a dependência do petróleo, integrando entretenimento, esportes e artes.

Assista ao Arena BNews dessa segunda-feira (4):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp