Esporte

Atletas reclamam de condições estruturais na disputa do Campeonato Baiano de Voleibol; assista

Foto: Leitor BNews
3ª etapa do Campeonato Baiano de Voleibol aconteceu no último final de semana em Salvador  |   Bnews - Divulgação Foto: Leitor BNews

Publicado em 22/08/2022, às 15h15   Redação BNews



Atletas denunciaram ao BNews as más condições da prática do esporte durante a 3ª etapa do Campeonato Baiano de Voleibol, etapa Salvador, que aconteceu no último final de semana. Em vídeo, um dos atletas que disputava o torneio mostra a estrutura física do ginásio utilizado para as finais da etapa e as condições insalubres que tiveram de enfrentar durante os jogos.

O ginásio onde ocorreu o campeonato foi no Clube Campomar, localizado no bairro de Jaguaribe, em Salvador. Na gravação é possível notar que o piso do ginásio não dá segurança para a prática do esporte, uma vez que devido a sujeira da quadra o piso fica escorregadio. De acordo com os atletas, o piso fica desta maneira pois o ginásio, além de ter uma parte aberta, é localizado próximo à praia, e então a maresia do mar leva salitre para as dependências do ginásio.

No domingo (21) aconteceram as duas semi finais do torneio, a disputa de terceiro lugar e a grande final. O primeiro jogo do dia estava marcado para ter início às 11h30, porém só se iniciou por volta das 12h30, já que a quadra precisou ser limpa por funcionários da Federação Baiana de Voleibol (FBV) e pelos atletas.

De acordo com informações que chegaram ao BNews, o local é utilizado em todas as competições da FBV na capital baiana pois o clube não cobra pelo aluguel do espaço. Em entrevista ao BNews, um atleta que disputou a competição demonstrou a revolta pelo descaso da federação.

“É um descaso com os atletas. A utilização dessa quadra coloca em risco a integridade física dos atletas, e todos os atletas possuem seus trabalhos durante a semana. Já pensou se alguém se machuca e fica sem puder ir trabalhar? A federação está colocando os atletas em risco por motivos financeiros, é inaceitável”, disse um dos atletas que disputou o torneio e preferiu não se identificar.

A reportagem do BNews entrou em contato com a Federação Baiana de Voleibol para saber sobre o ocorrido. De acordo com a FBV, a entidade pagou sim pelo aluguel da quadra e o ginásio é utilizado pela “facilidade em disponibilidade”, uma vez que a federação está com dificuldade em conseguir quadras para a realização de competições.

Sobre o atraso para o começo dos jogos no último domingo (21), a FBV afirmou que o ginásio estava alugado para outro cliente até às 11h e “as condições climáticas não foram favoráveis e a limpeza precisou ser reforçada”, como o primeiro jogo estava marcado para ter início às 11h30, apenas 30 minutos não foram suficiente para fazer a secagem da quadra.

O BNews tentou contato com o Clube Campomar para saber do clube sobre a cobrança do aluguel da quadra, porém o mesmo não atendeu às ligações.

Mesmo com o atraso, a competição foi finalizada no mesmo dia, não tendo nenhum atleta machucado e nenhuma partida tendo necessidade de remarcação.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp