Esporte

Bahia perde título de 1º campeão brasileiro para o Atlético-MG

Arquivo/Biblioteca Nacional
CBF reconheceu Atlético-MG como primeiro campeão brasileiro da história  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Biblioteca Nacional

Publicado em 25/08/2023, às 18h30   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O Bahia não é mais o primeiro time de futebol a ganhar um título de campeão brasileiro, status que carregava após a conquista de 1959 quando venceu o Santos de Pelé em uma melhor de três partidas na final. A derrota ocorreu nesta sexta-feira (25), a Confederação Brasileira de Futebol reconheceu o título de "campeão dos campeões" de 1937 como o primeiro título brasileiro do Atlético-MG. 

A homologação foi realizada oficialmente pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e por outros membros da entidade em reunião, nesta sexta, no Rio de Janeiro. Nas redes sociais, o clube celebrou a conquista em postagem com a taça de campeão.

O documento confeccionado pela CBF é assinado pelo presidente da entidade e outros membros. Nele, foi entendido que o "Torneio dos Campeões disputado em 1937 foi extremamente relevante à época em meio aos debates e divisões geradas no futebol brasileiro em função da defesa da implementação do profissionalismo entre os clubes". O campeonato de 1937 é tratado como "pioneiro" na conclusão da análise da CBF. A homologação do título será comunicada à Conmebol e também à Fifa.

O Campeonato de 1937 foi organizado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF) e foi formado com os campeões estaduais de Minas Gerais, do Rio de Janeiro (então capital federal), São Paulo e Espírito Santo. Na época, o Estado de São Paulo não pertencia à região sudeste. O Atlético venceu Portuguesa de Desportos, Fluminense (um dos times mais fortes do Brasil na época) e o Rio Branco para se sagrar campeão dos campeões de 1937.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp