Esporte

BaVi: João Burse e Renato Paiva e as ideias semelhantes dentro das diferenças

Felipe Oliveira/ECB / Pietro Carpi/ECV
João Burse e Renato Paiva se enfrentam pela primeira vez no próximo domingo  |   Bnews - Divulgação Felipe Oliveira/ECB / Pietro Carpi/ECV

Publicado em 28/01/2023, às 05h40   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O primeiro Ba-Vi do ano vai oportunizar o encontro entre João Burse e Renato Paiva, treinadores de Vitória e Bahia respectivamente. Do lado Rubro-negro, um treinador que se mostra estudioso do futebol, mas ainda inexperiente na beira do gramado. Do lado Tricolor, um profissional "da moda": estrangeiro, português e que aparenta buscar o futebol ofensivo.,

Entre as diferenças, os dois técnicos também apresentam singelas semelhanças a começar pelo esquema tático. O treinador Renato Paiva ao colocar o Esquadrão em campo, logo determinou um 4-3-3. Tática adotada agora também pelo Vitória de João Burse. Apesar de pontos táticos semelhantes, o esquema adotado no Bahia é mais agressivo, com as linhas bem altas e a utilização do goleiro Marcos Felipe como líbero.

Mas é na transição ofensiva onde está a maior diferença tática entre os dois times. Enquanto o time do Bahia consegue avançar laterais, utilizar os pontas e avançar as linhas com conexão, o Vitória até aqui tem tentado fazer o mesmo, o time está habituado a investir em bolas longas e falta de velocidade no meio de campo. 

Outra importante diferença está no ataque das duas equipes. O time de Renato Paiva tem funcionando com o chamado falso 9, com boas atuações de Ricardo Goulart, que gosta de pegar as defesas de frente e finalizar as jogadas. O Vitória pode apresentar duas características: com Trellez a característica se aproxima do Bahia com Goulart. Entretanto, caso Léo Gamalho vá a campo, o Vitória terá um centroavante capaz de segurar a defesa do Bahia e realizar o papel de pivô. 

A partida, que acontece às 16h, no próximo domingo, promete ser um grande embate tático entre os dois comandantes das equipes que estarão na beirada do gramado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp