Esporte

BNews Summer: Conheça as estratégias e cuidados utilizados pelo Vitória durante o verão

Foto: Pietro Carpi/ EC Vitória
Estratégias e cuidados utilizados no rubro negro são de extrema importância no início da temporada  |   Bnews - Divulgação Foto: Pietro Carpi/ EC Vitória
Luiz San Martin

por Luiz San Martin

[email protected]

Publicado em 17/01/2023, às 06h10


FacebookTwitterWhatsApp

Se tem uma época do ano que todo brasileiro gosta é o verão. Tempo de viajar, pegar uma praia, pegar um bronzeado, praticar esportes e entre outras atividades. Mas, quem não gosta muito dessa época do ano são os jogadores de futebol, que, no Brasil, além de serem castigados muito pelo sol, a estação do ano coincide com o início de temporada.

O início de temporada marca o retorno dos jogadores após um período de aproximadamente 30 dias entre um ano e outro. No Vitória, a pré temporada começou no dia 5 de dezembro de 2022, já visando a temporada de 2023. Ao todo, o time comandado pelo treinador João Burse trouxe 10 reforços e renovou com cinco atletas que estiveram na campanha do acesso à Série B em 2022.

O BNews conversou com exclusividade com duas peças fundamentais para esse começo de temporada do rubro negro, são elas o preparador físico Rodrigo Santana e a nutricionista Carina Medeiros, ambos responsáveis pelo desenvolvimento físico dos jogadoires nesse período de extrema importância para o elenco.

No campo da nutrição, por se tratar de verão em Salvador, Carina nos contou que a principal estratégia do clube é manter todos os atletas bem hidratados, com reposição de água e sais minerais que são “expulsos” do corpo com maior facilidade tendo em vista o maior volume de suor produzido, tendo em vistas as altas temperaturas.

Verão em Salvador é fundamental falarmos de água, pois nosso corpo é constituído por 70% de desse elemento, ou seja, ela é essencial para manter o funcionamento do nosso organismo. Durante a prática de atividade física, há perda de água e sais minerais pela transpiração. Se não houver a reposição, pode ocorrer um desequilíbrio na regulação da temperatura do corpo, diminuindo o rendimento do treino e gerando problemas à saúde, tanto durante uma atividade física como quando estamos expostos ao sol, o cuidado deve ser redobrado, por aumentar o risco de desidratação, além de água, recomenda-se também a ingestão de isotônico, sendo um isotônico natural e de fácil acesso em Salvador a água de coco é indicada para repor a perda de minerais causados pelo suor

Ela ainda ressaltou que todo atleta do elenco do Vitória possui uma estratégia diferente no ponto de vista nutricional, já que cada um tem um objetivo diferente, seja o ganho de massa muscular, a perda de peso ou entre outros. Nesse momento, o importante é passar o recado para o corpo de que ele precisa voltar aos trabalhos após as festas de fim de ano.

“Todos os atletas passam por avaliações físicas e atendimento nutricional no qual são traçadas metas individuais e personalizadas, de acordo com o objetivo físico e posição em campo. São utilizadas estratégias nutricionais para minimizar os excessos cometidos durante as férias, tais como ofertar alimentos anti-inflamatórios, antioxidantes, dando ênfase ao aporte de carboidratos e proteínas, após início do período de treinamento esses macronutrientes serão importantes para garantir energia e recuperação muscular, outro fator importante é a suplementação individualizada que é feita de acordo com o objetivo de cada atleta”, completou.

Já o preparador físico Rodrigo Santana ressaltou a importância do trabalho interligado entre a comissão técnica, o departamento fisiológico, médico e nutricional para a prevenção de possíveis lesões nos jogadores, tendo em vista que alguns deles perderam o ritmo de treinos durante o período de férias, o que é algo natural por se tratar de um momento de descanso.

A pré-temporada é essencial para a preparação de um atleta de alta performance ao longo do ano que se inicia. Durante o período de férias, muitos atletas acabam se descuidando um pouco, algo compreensível por ser um período de descanso deles. Junto com uma equipe multidisciplinar que conta com a comissão técnica, fisiologistas, fisioterapeutas, cardiologistas, nutricionistas e médicos do esporte, dados são coletados e analisados de forma minuciosa com o objetivo de adequar o treinamento de cada atleta de acordo com sua individualidade e suas características biomecânicas, minimizando assim o número de lesões no início da temporada

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp