Esporte

BNews Summer: É altinha ou salão? Modalidade esportiva ganha o verão de Salvador

Reprodução/Vídeo
Com a chegada do verão, prática esportiva toma conta das praias da capital baiana, mas diferentes nomes levantam polêmica  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo
Daniel Brito

por Daniel Brito

[email protected]

Publicado em 21/01/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Não permitr que a bola caia no chão, mantendo-a sempre no alto, mas sem, de jeito nenhum, tocá-la com as mãos. Pode ser principalmente com os pés, com as pernas, com o braço, com as costas, com a cabeça, com o peito, mas com as mãos? De jeito nenhum.

Se você é de Salvador, leu essa descrição de fundamentos e pensou no famoso "salão", acertou. Afinal, é dessa maneira que a prática coletiva com a bola é conhecida na capital baiana. Porém, nacionalmente, o esporte é conhecido como outro nome: altinha.

A origem do nome é carioca, ou seja, da cidade do Rio de Janeiro. Por lá, surgiu ainda na década de 1960 nas praias da capital fluminense como uma prática sem compromisso, ou seja, sem regras estabelecidas e limite de pessoas jogando em um mesmo espaço, fora o objetivo principal, que é o de não deixar a bola cair no chão.

No entanto, com o passar do tempo, a modalidade se popularizou e ganhou o Brasil. E como na Bahia tudo ou quase tudo é diferenciado, a prática por aqui ganhou o nome de "salão" e passou a ser jogada não apenas nas praias, mas também ganhou as ruas e até mesmo as quadras. A origem do nome, porém, ainda segue desconhecida.

Em todo o país, inclusive em Salvador, a prática ganhou ares profissionais, com grupos organizados que competem entre si. É o caso do grupo Alta Penha, que surgiu em 2019 na Praia da Penha, no bairro da Ribeira, Cidade Baixa, entre cinco amigos que jogavam de maneira lúdica.

"Nós praticávamos todos os dias em anos anteriores e sempre tivemos esse intuito de fomentar o esporte na praia da Penha, pois antes não era praticado lá. Nem mesmo era conhecido. Já acompanhávamos as páginas do Rio de Janeiro, mas aqui em Salvador também já existia uma. Com isso tivemos essa ideia", conta Ícaro Guimarães, um dos idealizadores do Alta Penha, em entrevista ao BNews.

Atualmente, ainda são cinco pessoas na linha de frente do projeto, que já conseguiu até mesmo trazer um campeonato nacional para a praia da Penha: a etapa Salvador do Brasileirão de Altinha, promovido pela Liga Altinha Brasil. No entanto, quem chega para praticar o esporte já é considerado um integrante do Alta Penha.

"Hoje consideramos uma intervenção cultural porque a partir do momento em que a nossa página começou a ganhar mais visibilidade, consequentemente o nosso bairro e nossa praia [da Penha] também ganharam. O interessante do esporte é que não existe uma certa competitividade. São pessoas completamente distintas que estão em uma roda, cujo objetivo é não deixar a bola cair", acrescenta Ícaro.

E a prática? De acordo com o idealizador, não é difícil aprender a jogar altinha - ou salão. Uma pessoa que nunca jogou o esporte leva, em média, de três a quatro meses para dominar os fundamentos. Porém, dependendo da dedicação, é possível aprender em menos tempo. "Temos diversos exemplos de alunos que nunca tiveram esse contato e, em dois ou três meses, já estavam jogando com uma certa facilidade", pontua.

É altinha ou salão?

Mas aí vem a pergunta polêmica: é altinha ou salão? Entre os baianos, existe uma grande resistência em chamar o esporte de altinha, justamente com o objetivo de preservar a baianidade, já que o nome salão surgiu por aqui.

Ícaro reconhece a polêmica em torno da discussão, mas justifica que o nome Alta Penha, em referência à altinha, se deve ao fato de o esporte ter surgido com esse nome no Rio. Por isso, a ideia seria padronizar em conformidade com suas origens, já que existem competições nacionais.

Outro motivo também, de acordo com o idealizador do projeto, é que a altinha possui regras e fundamentos definidos, o que já não ocorreria com o salão. 

"A altinha é, de fato, um esporte, considerado como tal. Há competições e regras. Se formos denominar um jogo de sete pessoas que estão jogando com uma única bola, sem deixá-la cair e pegá-la com a mão, aquilo podemos chamar de salão, pois é uma prática de lazer e diversão. No lado do Alta Penha, é um esporte onde vamos para competir", diz.

A prática da altinha em competições ocorre com quatro integrantes, sendo obrigatória a presença de uma mulher. Segundo Ícaro, existem critérios avaliados por jurados, como a dinâmica, que define se os quatro participantes estão realmente participando se e cada um sabe, por exemplo, o momento certo de bater na bola, atacar e defender.

Mas, ainda assim, ele lembra que não há nome considerado correto a ser dado por todas as pessoas e que a escolha da altinha no Alta Penha foi particular do projeto. "Pode ser chamado de qualquer nome, desde que esteja sendo praticado da forma correta e que todos estejam em total conexão e se divertindo com a bola no alto", frisa.

Para quem deseja competir pelo Alta Penha, o projeto irá realizar no dia 5 de março o seu terceiro campeonato de altinha. As inscrições podem ser realizadas através de um link disponibilizado nas redes sociais, onde mais detalhes podem ser encontrados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp