Esporte

Brasileirão será marcado por mudanças em regras envolvendo pênalti; entenda as alterações

Joilson Marconne/CBF
CBF repassou as mudanças nas regras feitas pela IFAB aos árbitros do Brasileirão  |   Bnews - Divulgação Joilson Marconne/CBF
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 10/04/2024, às 19h59


FacebookTwitterWhatsApp

As mudanças anuais promovidas pela International Football Association Board (IFAB) vão entrar em vigor no futebol brasileiro a partir do próximo sábado (13), quando começa a Série A do Campeonato Brasileiro. A entidade regulamenta as regras do futebol mundial.

➡️ Receba as notícias do Bahia no canal do BNews pelo WhatsApp

Em reunião realizada na última terça-feira (09), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), repassou as novas regras da IFAB aos árbitros que vão atuar nos mais de 380 jogos do Brasileirão. Mundialmente, as mudanças serão colocadas em prática a partir de julho.

Contudo, as novas regras podem ser executadas antes, caso haja torneios que se iniciam previamente, como é o caso do futebol brasileiro. Além do Brasileirão, as medidas também entrarão em vigor nas competições que já estão em andamento.

⚽ Confira:

  • Copa do Brasil - 3ª Fase;
  • Copa do Nordeste - Semifinal;
  • Copa Verde - Final;
  • Feminino A1 - 2ª Fase;
  • Brasileirão Sub-20 - 2ª Fase;
  • Brasileirão Feminino Sub-20 - 2ª Fase;
  • e Copa do Brasil Sub-17 - Semifinal.

➡️ Receba as notícias do Vitória no canal do BNews pelo WhatsApp

Como destaque entre as principais novidades que serão aplicadas estão as alterações sobre punições em infrações de mão não deliberada e invasão de atletas, ambas em situações de pênalti.

🔔 Entenda as mudanças:

➡️ Infrações de mão não deliberada em situação penal: As punições disciplinares para as infrações de mão não deliberada, dentro da área, foram igualadas às situações de pênalti com disputa de bola.

  • Quando um jogador, em momento de defesa, não deliberadamente impedir um ataque promissor com a mão/braço sancionável - por exemplo, abrindo o braço de forma antinatural -, dentro da área, ele não será advertido;
  • Quando um jogador, em momento de defesa, não deliberadamente impedir uma clara oportunidade de gol com a mão/braço sancionável - por exemplo, abrindo o braço de forma antinatural -, dentro da área, ele será punido com o cartão amarelo.

➡️Permanecem iguais as seguintes situações

  • Quando um jogador, em momento de defesa, deliberadamente impedir uma clara oportunidade de gol com a mão/braço sancionável, dentro da área, ele receberá o cartão vermelho e será expulso do jogo;
  • Quando um jogador, em momento de defesa, deliberadamente impedir um ataque promissor com a mão/braço sancionável, dentro da área, ele será punido com o cartão amarelo.

➡️  Invasões em situação penal

  • Para o ataque: se um companheiro de time do batedor invadir a área antes da cobrança, e essa ação lhe gerar vantagem para disputar a bola, tocá-la, tentar marcar o gol ou criar uma nova oportunidade, o árbitro punirá a infração com tiro livre indireto. Já se a ação impactar o goleiro e o gol for marcado, a penalidade será repetida.
  • Para a defesa: se um jogador de defesa invadir a área antes da cobrança e essa ação lhe gerar vantagem para disputar a bola, impedir um adversário não invasor de marcar o gol ou criar uma oportunidade para sua equipe, a cobrança de pênalti será repetida.

🎥  Confira abaixo o programa Arena BNews, edição desta segunda-feira (08):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp