Esporte

Brasileiro campeão olímpico de natação anuncia aposentadoria; saiba quem

Cesar Cielo/Reprodução
Nadador conquistou ouro em Pequim e dois bronzes olímpicos; decisão veio após entrada no Hall da Fama  |   Bnews - Divulgação Cesar Cielo/Reprodução

Publicado em 06/04/2023, às 14h02   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

As piscinas olímpicas do mundo não receberão mais Cesar Cielo. O nadador medalhista de ouro nos 50 metros livres da Olimpíada de Pequim, em 2008, e dono de dois bronzes olímpicos, oficializou sua aposentadoria nesta quarta-feira (5), aos 36 anos. Apesar de anunciar somente agora, ele não compete desde o Mundial de piscina curta disputado em dezembro de 2018.
Em entrevista ao programa 'Ça Va Paris', do SporTV, Cielo contou que não queria tornar oficial a aposentadoria porque ainda se sentia muito preso às glórias do passado. A batida de martelo veio em março, quando seu nome foi eleito para integrar o Hall da Fama de Natação
"Eu estou aposentado, mas eu não conseguia efetivamente colocar um ponto final de forma pública. De forma oficial. Porque parecia que eu estava enterrando um lado de mim que foi tão bem sucedido, que me trouxe tanta felicidade. Eu não queria largar esse cara que fez tudo isso pela minha vida. E o Hall da Fama trouxe essa tranquilidade para mim. Deu certo. Está feito", disse Cielo durante o programa.
Cesar Cielo acumulou 38 medalhas na carreira, sendo uma das mais importantes conquistada nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Naquele dia, estabeleceu o recorde olímpico dos 50 metros livre de 21s30, superado apenas nos Jogos de Tóquio, em 2021, pelo americano Caleb Dressel, que completou a prova em 21s07.
O nadador detém o recorde mundial dos 50 metros, conquistado no Torneio Open, na piscina do Esporte Clube Pinheiro, em São Paulo, em 2009, com o tempo de 20s91. 
Além do ouro de Pequim, Cielo guarda mais dois bronzes olímpicos, um nos 100 metros livres também em 2008 e outro nos 50 metros livres nos Jogos de Londres em 2012. No Mundial de Piscina Curta de 2018, última competição da qual participou, foi bronze nos 4x100 livre e nos 4x50 medley.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp