Esporte

Candidato único, Ednaldo Rodrigues cita tentativa de golpe em eleição da CBF: “Resistimos e vencemos"

Staff Images/CBF
Ex-presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues cita tentativa de golpe durante as eleições na CBF  |   Bnews - Divulgação Staff Images/CBF
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 24/03/2025, às 21h23



Sem concorrência, o atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi reeleito por aclamação para mais quatro anos à frente da entidade. Durante Assembleia Geral, Ednaldo Rodrigues afirmou que houve tentativa de golpe no processo eleitoral.

Vale destacar que, Ednaldo Rodrigues ficará à frente da CBF até março de 2030, com o novo mandato iniciando em março do próximo ano. O ex-presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF) chegou a dizer que não seria candidato à reeleição, mas pode ficar na presidência da entidade até 2034.

[...] Ao longo dos últimos anos, enfrentamos muitos desafios. Sofremos todo tipo de preconceito e perseguições. Tentaram até um golpe. Resistimos e vencemos. Agradeço a Deus por tudo, à minha família pelo apoio incondicional e a todos que trabalham incansavelmente todos os dias para fortalecer e purificar o futebol brasileiro, em especial à Fifa, a Conmebol e a cada um de vocês, representantes de federações e clubes, pela confiança e parceria ao longo desses anos”, disse Ednaldo, em seu discurso nesta segunda-feira (24).

Há 36 anos que a CBF não tem eleição com dois candidatos. A última vez foi em 1989, quando Ricardo Teixeira, apoiado pelo ex-presidente da CBF e então presidente da Fifa, João Havelange, venceu Nabi Abi Chedid, que tinha o apoio do então presidente Octávio Pinto Guimarães.

Na atual eleição, o pentacampeão mundial Ronaldo Fenômeno tentou fazer concorrência à Ednaldo Rodrigues.

Porém, o ex-jogador anunciou desistência na última semana, após falta de apoio das Federações Estaduais, que tem peso maior na votação.

O colégio eleitoral da CBF é formado pelas 26 federações estaduais e a do Distrito Federal, que têm voto com peso três, pelos 20 clubes das Série A (peso dois) e pelos 20 clubes da Série B (peso 1).

🎥  Assista abaixo o programa Arena BNews:

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp