Esporte

Clubes da Série A pedem que CBF mude data de final da Copa do Brasil; entenda

Divulgação/CBF
Ideia dos clubes é adiar as finais da Copa do Brasil para depois do Brasileirão  |   Bnews - Divulgação Divulgação/CBF
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 16/02/2024, às 09h37


FacebookTwitterWhatsApp

Liderados pelo Flamengo, nove clubes da Série A enviaram um pedido de ofício para a CBF para mudança em datas da Copa do Brasil. A requisição é para que as finais da competição ocorram depois do Brasileiro, prolongando a temporada. Isso reduziria os desfalques sofrida por times na Copa América.

Além do Fla, os outros clubes são Fluminense, Botafogo, Vasco, Athletico-PR, Palmeiras, Atlético-MG, São Paulo e Red Bull Bragantino.

O calendário da CBF não prevê parada das competições de clubes para a Copa América. Assim, nove rodadas do Brasileiro serão impactadas, isto é, não terão jogadores convocados pelas seleções sul-americanas.

Por conta disso, o Flamengo iniciou uma campanha para mudar as as datas da Copa do Brasil para depois do Brasileiro. Incialmente, as finais estão marcadas para 3 e 10 de novembro.

Assim, nestas datas, ocorreriam jogos do Brasileiro. Dessa forma, os desfalques da Copa América afetariam apenas sete rodadas.

A CBF, antes de receber o ofício, via dificuldades na modificação do calendário. A alegação é de que isso teria de ser aceito pela emissora dona dos direitos de TV da Copa do Brasil, a Globo. Além disso, havia um entrave das férias dos jogadores, que se iniciam após a Série A.

O argumento dos clubes é de que, com a mudança, só haveria prejuízo para dois times em vez de todos.

"Esse tema está sendo tratado diretamente pelo presidente, vice e o Bruno Spindel. Existe sim uma conversa para que tenha uma atenção e que os clubes tenham um prejuízo a menos. É um tema que está sendo tratado diretamente pela direção para que depois tenhamos informações mais claras do que pode ser feito sobre a Copa América", disse Luiz Carlos, gerente de futebol do Flamengo, em coletiva após o jogo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp