Esporte

Comissão da Câmara toma importante decisão sobre mulheres em estádio de futebol; confira

Vini Olivier | EC Vitória e Rafael Rodrigues | EC Bahia
Projeto é de autoria da deputada federal Sâmia Bonfim (Psol-SP)  |   Bnews - Divulgação Vini Olivier | EC Vitória e Rafael Rodrigues | EC Bahia
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 12/11/2024, às 14h58



A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que garante às mulheres o direito de pagar meia-entrada em jogos de futebol. O texto prevê que o benefício deverá corresponder a 50% do total dos ingressos disponíveis para cada jogo.

De acordo com a legislação atual, o direito da meia-entrada em eventos esportivos a estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes.

O projeto é de autoria da deputada federal Sâmia Bonfim (Psol-SP) e foi aprovado com emenda da relatora, deputada Jack Rocha (PT-ES): “Promover a redução em 50% do preço dos ingressos, como forma de ampliar a presença feminina nas arquibancadas dos estádios brasileiros, significa, também, valorização da modalidade de futebol feminino, visando mais reconhecimento e apoio às protagonistas do esporte. É uma política mais que justa e necessária”.

Para solicitar o benefício, a pessoa deverá apresentar carteira de identidade ou outro documento em que conste sexo, nome social ou nome civil do adquirente do ingresso. Inicialemte, o texto mencionava apenas “sexo”.

O texto aprovado será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões do Esporte e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp