Esporte

Como era o Brasil na última vez que Bahia e Vitória disputaram uma final; relembre

Victor Ferreira / EC Vitória
O Brasil vivia um momento conturbado; no futebol Bahia e Vitória tiveram anos distintos  |   Bnews - Divulgação Victor Ferreira / EC Vitória
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 05/04/2024, às 16h49


FacebookTwitterWhatsApp

Há seis anos o Brasil vivia um momento bem diferente. Na política foi um ano de intensa disputa entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido Liberal. Com Lula (PT) preso, a disputa ficou entre Haddad versus Bolsonaro. No cabo de guerra ganhou a extrema direita e uma nova era começou com a vitória de Jair Bolsonaro (PL). No futebol o Brasil finalizava o primeiro período da era Tite com a Copa do Mundo da Rússia e os vexames da Copa de 2014 e Copa América de 2016. Já em terras baianas, Bahia e Vitória tiveram anos completamente distintos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

POLÍTICA

Na política, 2018 ficou marcado pelas eleições das “Fake News”, da divisão dos brasileiros entre petistas e bolsonaristas e uma forte atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As eleições foram entre Fernando Haddad (PT) e Bolsonaro. Além das “Fake News”, as eleições ficaram marcadas pelo atentado durante o processo eleitoral contra o Bolsonaro que foi esfaqueado durante a campanha em Juiz de Fora, cidade de Minas Gerais.

SELEÇÃO BRASILEIRA

No futebol o cenário não era tão diferente. A seleção brasileira estava tentando se reorganizar após o vexame da Copa de 2014 realizada nas terras tupiniquins. Além disso buscava se recuperar de outro vexame, a eliminação na fase de grupos da Copa América de 2016. Na ocasião, o Brasil tinha um novo treinador e vivia um novo ciclo com a esperança renovada. Era ano da Copa da Rússia e a chegada do hexa era muito desejada. Apesar disso, o sexto título do Brasil foi adiado após a seleção ser eliminada das quartas de final para a Bélgica.

DUPLA BAVI

Receba todas as notícias do Bahia no Whatsapp

Já a dupla BaVi viveu momentos completamente distintos. No Campeonato Baiano de 2018 o Esporte Clube Bahia foi campeão dentro do Estádio Manoel Barradas e levantou o seu 47° caneco do estadual, com o Esporte Clube Vitória ficando com o vice-campeonato. Na Copa do Nordeste de 2018, o Leão da Barra foi eliminado nas quartas de final para o Sampaio Corrêa. O Esquadrão chegou às finais, mas foi derrotado pelo clube do Maranhão que levou o seu primeiro título regional. Na Copa do Brasil de 2018, o Rubro-Negro chegou até as oitavas de final sendo derrotado pelo Corinthians, enquanto o Tricolor de Aço chegou até as quartas de final perdendo para o Palmeiras.

Receba todas as notícias do Vitória no Whatsapp

Por fim, no Campeonato Brasileiro de 2018, o Bahia fez uma campanha segura e ficou em 11° lugar, na zona de classificação para a Copa Sulamericana de 2019. Já o Vitória, fez uma das piores campanhas da sua história e, depois de ter sido salvo pelo gongo da Chapecoense em 2017, foi rebaixado para a Série B dando início à crise que só acabou em 2023, com o título do Campeonato Brasileiro da Série B daquele ano.

Assista ao Arena BNews dessa sexta-feira (5):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp