Esporte

Copa do Mundo: Croácia encara Brasil pela primeira vez em um mata-mata do torneio

Lucas Figueiredo/CBF
A seleção da Croácia vai duelar com o Brasil pela terceira vez dentro de um Mundial  |   Bnews - Divulgação Lucas Figueiredo/CBF

Publicado em 09/12/2022, às 11h50   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

As quartas de finais da Copa do Mundo do Catar 2022 serão abertas, nesta sexta-feira (9), na partida entre Brasil e Croácia, às 12h (horário de Brasília). Esse duelo marca o terceiro confronto entre os times em uma única edição de um Mundial. Todavia, o jogo agendado para ocorrer no estádio Cidade da Educação e que não deve contar com a presença do lateral-esquerdo Alex Sandro será o primeiro em uma fase eliminatória do torneio

Desde 1998, quando entrou em campo pela primeira vez em uma Copa, os croatas adquiriram o feito de superar as eliminatórias europeias. Por essa razão, a Croácia, que chegou a antepenúltima fase após vencer o Japão nos pênaltis, ficou ausente apenas de um Mundial, realizado em 2010, na África do Sul. Oito anos depois, o time europeu foi vice-campeão, perdendo o torneio para a França. 

Comandada atualmente pelo técnico Zlatko Dalic, a Croácia enfrentou o Brasil somente duas vezes, na fase de grupos. No ano de 2006, a Seleção Brasileira triunfou por 1 a 0, com gol marcado por Kaká no primeiro tempo, na cidade de Berlim, na Alemanha. Em seguida, no ano em que o torneio aconteceu no Brasil, ou seja, em 2014, a Seleção voltou a vencer, desta vez por 3 a 1, na Neo Química Arena, com gols feitos por Neymar (duas vezes) e Oscar, contra o tento contra marcado por Marcelo.

Em um outro momento, antecedente a Copa do Mundo de 2018, brasileiros e croatas realizaram um amistoso disputado em Liverpool, na Inglaterra. Na oportunidade, a Seleção Brasileira venceu por 2 a 0, com tentos marcados por Neymar e Roberto Firmino. 

Detalhe

O jogo decisivo de logo mais contará com a presença de remanescentes do amistoso pré-Copa de 2018. Pelo lado brasileiro, os jogadores são: Alisson (goleiro), Danilo (lateral-direito), Thiago Silva e Marquinhos (zagueiros), Casemiro (volante) e Neymar (atacante).

Do contrário, seis croatas que estavam dentro do gramado naquela ocasião: Vida (zagueiro), Brozovic, Modric e Kovacic (meio-campistas), Perisic e Kramaric (atacantes).

Vale lembrar que o Brasil encara a Croácia após vencer por goleada a Coreia do Sul por 4 a 1, no estádio Cidade da Educação. O adversário do vencedor deste confronto será Holanda ou Argentina, que duelam também nesta sexta, às 16h (horário de Brasília), no estádio Lusail. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp