Esporte

Copa do Mundo: Neymar pode alcançar recorde de Pelé na Seleção Brasileira

Lucas Figueiredo/CBF
Em partidas oficiais do Brasil, o atacante Neymar possui 76 gols marcados, enquanto Pelé tem um a mais  |   Bnews - Divulgação Lucas Figueiredo/CBF

Publicado em 09/12/2022, às 07h48   Cadastrado por Pedro Moraes



A Copa do Mundo do Catar 2022 tem reservado alguns episódios especiais. Após acontecimentos de várias ‘zebras’, um jogador da Seleção Brasileira pode escrever um novo capítulo na atual edição da competição. Com 76 gols marcados em jogos oficiais, ele está a um de alcançar Pelé, maior artilheiro da equipe em partidas oficiais. O tento pode sair nesta sexta-feira (9), na partida contra a Croácia, pelas quartas de final do Mundial.

O feito ficou mais próximo após ele balançar a rede da Coreia do Sul, na última segunda-feira (5), na goleada por 4 a 1. Acima de tudo, o Rei do Futebol conseguiu o feito em 92 confrontos. Já o atual camisa 10 do time do técnico Tite buscou essa quantidade de gols em 123 partidas. 

No geral, 20 conversões aconteceram por cobranças de pênalti e mais de 50% dos tentos ocorreram em amistosos. Conforme as estatísticas da Fifa, 46 gols saíram de 69 amistosos. Do contrário, Pelé também esteve em campo em 65 amistosos, nos quais anotou 51 gols. 

Acima de tudo, Pelé, que está internado para realizar um tratamento de saúde, acumula 95 gols pela Canarinho, porém 18 deles sequer foram contabilizados pela Fifa por não fazerem parte de “duelos oficiais”. Esses casos compreendem jogos contra agremiações, bem como contra outros times regionais de cada país. 

Por fim, Pelé possui a artilharia absoluta na história do Brasil e agrega três títulos de Mundiais no currículo. Vale lembrar ainda que Neymar é um dos candidatos ao prêmio de melhor jogador da edição de número 22 do maior torneio do futebol mundial. 

Veja a lista dos maiores artilheiros da Seleção Brasileira:

1 – Pelé: 77 gols em 92 jogos (média de 0,83 gols por partida)
2 – Neymar: 76 gols em 123 jogos (média de 0,61 gols por partida)
3 – Ronaldo: 62 gols em 99 jogos (média de 0,63 gols por partida)
4 – Romário: 55 gols em 70 jogos (média de 0,78 gols por partida)
5 – Zico: 48 gols em 71 jogos (média de 0,67 gols por partida)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp