Esporte

Da Série C à A: conheça a trajetória de Fábio Mota à frente do Vitória

Redes sociais / Instagram / @fabiomota15
Fábio é o presidente campeão brasileiro pelo Leão da Barra  |   Bnews - Divulgação Redes sociais / Instagram / @fabiomota15
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 15/11/2023, às 07h58 - Atualizado às 16h10


FacebookTwitterWhatsApp

Um homem com a vida política extensa que chegou ao Esporte Clube Vitória desacreditado. Muitos tinham dúvidas se, depois de cinco presidentes, Fábio Mota seria capaz de "virar a chave" do Rubro-Negro baiano. Ele chegou "comendo pelas beiradas", como político, ajudando como possível o clube do coração, se tornou presidente do Conselho Deliberativo, interino e depois Presidente do Vitória.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, bacharel em direito, historiador e pecuarista, Mota ainda tem no seu currículo uma pós-graduação em processo civil. Como advogado, Fábio Mota atuou na Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), além de ter serviços prestados ao setor privado.

Já na vida pública, o presidente do Vitória foi presidente da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), secretário titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Fábio Mota também foi Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Ministério de Turismo e Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult).

História no Vitória

Em 2019, Mota se candidatou como presidente do Conselho Deliberativo do Vitória na chapa do ex-presidente Paulo Carneiro. Essa foi uma vitória fácil para o grupo, sendo este o primeiro passo dele no clube baiano. Dentro dessa primeira gestão do Rubro-Negro, Fábio não teve uma vida fácil, muito devido ao que ocorria no Vitória no período.

Foi só após um processo muito turbulento, em 2021, que Fábio Mota assumiu inteirinamente a gestão do Esporte Clube Vitória. E, depois de um acesso surpreendente para a segunda divisão, Mota foi eleito, pela primeira vez, presidente do Rubro-Negro, no final de 2022. Em 2023 o ano não começou bem, o Vitória foi eliminado de todas as competições do primeiro trimestre, mas o final da história foi positivo para Mota. Após o final desse primeiro trimestre, Mota prometeu que o Vitória seria campeão brasileiro e voltaria a jogar a Copa do Brasil em 2024. E como promessa é dívida, ele cumpriu: Vitória Campeão Brasileiro da Série B e de volta à Série A depois de cinco anos.

Assista ao Arena BNews da última segunda-feira (13):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp