Esporte

Djokovic jogará Australian Open após dispensa de vacina contra Covid

Reprodução/Novak Djokovic/Instagram
Não está claro qual é o caso de Djokovic. O torneio não pretende se pronunciar sobre os motivos de cada exceção  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Novak Djokovic/Instagram

Publicado em 04/01/2022, às 16h09   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O tenista Novak Djokovic confirmou nesta terça-feira (4) que buscará seu décimo título do Australian Open após receber uma isenção que dispensa a obrigatoriedade de estar vacinado contra a Covid-19 para jogar o torneio, a partir de 17 de janeiro.

O número 1 do mundo, que se recusa a revelar seu status de vacinação, afirmou anteriormente que não tinha certeza se iria competir no primeiro Grand Slam do ano devido a preocupações sobre as regras de imunização exigidas pelo governo australiano.

"Passei um tempo fantástico com meus entes queridos durante as férias e hoje estou indo para a Austrália com uma permissão de isenção. Vamos para 2022", escreveu o tenista sérvio nas redes sociais ao lado de uma foto com sua bagagem.

De acordo com as regras, para entrar no país sem estar imunizado é necessário receber uma autorização especial.

O torneio confirmou na sequência da publicação do atleta que o pedido do atleta foi aceito após um "rigoroso processo de revisão envolvendo dois painéis independentes e separados de médicos especialistas". Os protocolos de saúde foram definidos pela Tennis Australia, responsável pelo esporte no país, e pelo departamento de saúde do estado de Victoria, onde está Melbourne.

Entre as razões médicas para receber a permissão estão eventos adversos relacionados à vacina e um exame PCR positivo para a doença nos últimos seis meses. Não está claro qual é o caso de Djokovic. O torneio não pretende se pronunciar sobre os motivos de cada exceção.

Em abril de 2020, antes mesmo de a vacina contra a Covid-19 ser uma realidade, o tenista sérvio se declarou contrário à obrigatoriedade da imunização para competir no circuito.

"Pessoalmente, sou contra vacinação e não gostaria de ser forçado por alguém a tomar uma vacina para poder viajar", disse em uma conversa com outros atletas sérvios nas redes sociais.

O atleta nunca se aprofundou no tema, que considera ser de sua esfera pessoal. "Eu não sou especialista, mas quero ter a opção de escolher o que é melhor para o meu corpo", chegou a afirmar em nota na mesma ocasião.

O pai de Novak, Srdjan Djokovic, disse a um canal de televisão sérvio que seu filho provavelmente desistiria do Australian Open por ser vítima de uma "chantagem".

No fim de 2021, o tenista abandonou a ATP Cup, competição entre países também na Austrália, e levantou ainda mais dúvidas sobre a sua participação no Slam.

Djokovic ganhou um recorde de nove títulos do Australian Open, incluindo os três últimos, e está em um empate triplo com Roger Federer e Rafael Nadal em 20 troféus dos Slams.

Leia mais: 

CBF terá 2022 agitado com eleição, calendário curto e Copa do Mundo

Botafogo aposta em identificação com o clube para ter Elkeson mais uma vez

Atual campeão da Copa do Nordeste sub-20, Vitória estreia na Copinha nesta terça-feira

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp