Esporte

Elefante branco? Estádio de Pituaçu deixa de sediar grandes competições para ser “sede do futebol amador”

Foto: Divulgação / Sudesb
Estádio de Pituaçu já sediou mais de 100 jogos na atual temporada  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação / Sudesb

Publicado em 10/09/2022, às 05h50   Luiz San Martin


FacebookTwitterWhatsApp

O Estádio Metropolitano Governador Roberto Santos, mais conhecido como Estádio de Pituaçu, é uma das principais praças esportivas de Salvador e do estado da Bahia, porém, há algum tempo deixou de ser utilizado pelas principais equipes da capital baiana, Bahia e Vitória. Muitas pessoas afirmam que o local virou um “Elefante Branco” na cidade, porém os dados não dizem isso.

Inaugurado em 10 de março de 1979, o Estádio de Pituaçu passou por uma grande reformulação a partir de 2008, já que seria a principal casa do futebol baiano já que a antiga Fonte Nova passaria pelo processo de reconstrução visando a Copa do Mundo de 2014, que aconteceu no Brasil. Então, no dia 25 de janeiro de 2009, Pituaçu foi reinaugurado para a partida entre Bahia e Ipitanga, pelo Campeonato Baiano daquele ano.

O estádio passou a ser a casa do tricolor baiano, uma vez que a Fonte Nova só foi reinaugurada em abril de 2013. Pituaçu ganhou inclusive o prêmio de estádio com o melhor gramado da Série B no ano de 2010. O Vitória também mandou alguns jogos no local, principalmente enquanto fazia melhoras no gramado de seu estádio próprio, o Barradão. Porém, após a inauguração da Arena Fonte Nova e a finalização das obras no gramado do Barradão, Pituaçu caiu no esquecimento para a dupla BaVi.

 A reportagem do BNews entrou em contato com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão que administra o estádio, para saber como está o funcionamento do mesmo.

De acordo com a Sudesb, o após a inauguração da Arena Fonte Nova, o Estádio de Pituaçu passou a ser mais utilizado por times menores de Salvador, e consequentemente por competições menores, como por exemplos os campeonatos baianos de base e a segunda divisão do campeonato baiano. Alguns outros eventos esportivos, como a Copa Governador do Estado e a Copa Dois de Julho, também já foram sediados no local.

Na atual temporada, o estádio já recebeu 111 jogos, e sediou competições como a Copa do Brasil sub-17, Campeonato Baiano da Série B, Campeonato Baiano Sub-20, Copa Dois de Julho e a Copa Loreta Tavares. O diretor em exercício da Sudesb, Diogo Rios, explicou ao BNews que apesar do estádio não contar com muitos eventos midiáticos, ainda é uma praça esportiva muito importante para o estado.

“O poder de mídia dos eventos que acontecem em Pituaçu, não são nem de longe iguais a mídia que você tem com Bahia e Vitória (...) fica Pituaçu como um estádio de saída alternativa para esses times jogarem. Nesse ano já tivemos 111 jogos em Pituaçu (...) a gente diz hoje que Pituaçu passou a ser a casa do futebol amador, do futebol de base do estado da Bahia”, disse.

Financeiramente falando, Rios afirmou que o estádio tem autonomia própria justamente por ser do Governo do Estado, juntamente com algumas taxas que são cobradas com eventos particulares.

“Financeiramente existe um quadro de taxas que a gente cobra para esses eventuais jogos. Agora em termos de cobrança de torcida, aí realmente a gente não vai ter. Os eventos do estado não são cobrados nenhum ingresso (...) então o custo de manutenção do Estádio de Pituaçu é fixo, tendo ou não jogos temos esse custo”, explicou.

“Por ser um estádio do governo, ao ceder o espaço para eventos públicos, o estádio economiza a verba que seria gasta para o aluguel de algum espaço. O estádio de Pituaçu tem autonomia para sua manutenção”, finalizou.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp