Esporte

Encontro na CBF discutirá a Copa do Nordeste de 2023

Divulgação
A Copa do Nordeste de 2023 tem como previsão de início em janeiro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/10/2022, às 10h14   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta terça-feira (25), um encontro programado para acontecer na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai debater o andamento da disputa da próxima edição da Copa do Nordeste, a de 2023. Na oportunidade, o encontro deve detalhar alguns aspectos, como por exemplo, o valor de cota de transmissão às equipes e a tabela detalhada.

Outro detalhe que pode ter um desfecho neste encontro é a confirmação das partidas da primeira fase. A competição, no entanto, enfrenta um dilema referente ao apoio de todas as federações estaduais no que se refere a liberação de datas estabelecidas para o torneio regional. 

No primeiro momento, a competição iniciará em janeiro com os times que não conquistaram vaga antecipadamente na fase de grupos. Considerada a etapa inicial do Nordestão, isto é, o pré-torneio, ela abrangeria a participação de 16 equipes que disputariam duas fases eliminatórias no estádio do clube com melhor posição no ranking oficial. 

Além disso, os quatro times classificados seriam agregados aos 12 já consolidados na segunda fase. Já outra discussão envolve o título da vaga para a Pré-Copa do Nordeste. Até então, a Liga utilizava o ranking da CBF para decretar os nomes dos integrantes, porém existem algumas agremiações que destacam o desprestígio devido a campanha no estadual no ano anterior. 

Definições

A disputa da fase de mata-mata tem: Vitória (25°), CSA (30°), Confiança (44°), Santa Cruz (46°), Ferroviário (52°), América-RN (61°) e Treze (67%). Por outro lado, os times classificados para a fase de grupos são: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Sergipe, Sport, Náutico, CRB, Campinense, ABC, Ceará, Fortaleza, Sampaio Corrêa e Fluminense-PI.

O Nordestão deve começar no dia 5 de janeiro com os primeiros confrontos. Os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco, que possuem melhores posições no ranking, garantem duas vagas diretas na fase de grupos do torneio. O campeão da edição 2022 foi o Fortaleza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp