Esporte

Entenda porque a creatina se tornou o suplemento queridinho dos atletas

José Cruz/Agência Brasil
Especialista em Nutrologia esportiva explica os benefícios da creatina e desmistifica os riscos  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 13/04/2023, às 06h00   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

No desfile de coqueteleiras nas academias, o suplemento campeão é a creatina. A substância, naturalmente presente no corpo humano, auxilia no aumento da capacidade de produção energia durante exercícios de curta duração e alta intensidade, como levantamento de peso e sprints.

Dentro do campo de eficácia, a creatina também pode ajudar na recuperação muscular pós-treino, diminuir a fadiga e melhorar a capacidade de treino de resistência. O especialista em Nutrologia Esportiva, o médico Cristovam Miguel Neto, afirma que ela está presente no fígado, rins e pâncreas.

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a suplementação da creatina não traz riscos renais e hepáticos e diversos estudos recentes comprovam isso. Contudo, como todo suplemento, é necessário ter o acompanhamento de um profissional qualificado, que indique as quantidades adequadas para cada composição física e objetivos. Acima de 5g por dia, por exemplo, não há sentido no consumo, pois o corpo não consegue sintetizar além disso”, afirma o médico.

O especialista também destaca que a creatina também pode ser utilizada para frear a perda de massa muscular em idosos e até mesmo em indivíduos hospitalizados em UTI. "É fundamental pensarmos que a massa muscular está atrelada a qualidade de vida e a capacidade de exercermos as atividades cotidianas. Pensarmos no cuidado com os músculos é importante em todas as fases da vida”, destaca.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp