Esporte

Vitória tem que vencer ao menos 15 jogos dos 23 restantes se quiser subir para série A

[Vitória tem que vencer ao menos 15 jogos dos 23 restantes se quiser subir para série A]
14 de Agosto de 2019 às 12:24 Por: Divulgação / EC Vitória Por: Tiago Di Araujo 0comentários

A reação do Vitória após retorno da Copa América, como mostrado pelo BNews nesta terça-feira (13), tem deixado muitos torcedores esperançosos com o futuro do clube na série B do Campeonato Brasileiro. Porém, pensar em acesso à primeira divisão ainda é algo que deve ser feito, ao menos, com muita cautela, já que a realidade é bem difícil diante do cenário apresentado na atual classificação em que o Leão está na zona de rebaixamento, na 17ª posição.

Após Copa América, Vitória conquistou mais que o dobro de pontos da primeira parte do campeonato

No entanto, o BNews realizou novo levantamento, tendo como parâmetro os anos anteriores da competição, onde os rubro-negros mais otimistas podem tirar como base uma pontuação para possível acesso à série A. Com os atuais 14 pontos conquistados, o Vitória precisa ao menos de mais 15 triunfos, entre os 23 jogos restantes, para começar a sonhar com a primeira divisão mais perto em 2020. Serão 12 partidas em casa e 11 fora.

Com isso, o Rubro-Negro alcançaria 59 pontos ganhos e 19 triunfos ao total, o que ainda não garantiria o acesso nas classificações dos últimos sete anos. Exemplo disso é que no ano passado, o Goiás subiu para elite do futebol brasileiro na 4ª colocação, com 60 pontos e 18 vitórias, e a Ponte Preta permaneceu na série B tendo a mesma pontuação, mas com dois triunfos a menos.

Antes desse, o último 4º colocado que conseguiu o objetivo de retornar à série A com os mesmos 60 pontos foi o Figueirense, em 2013. O Palmeiras conquistou o título com 79 pontos. Já nos outros anos, a pontuação do último a conseguir o acesso foi sempre superior aos 60.

Em 2012, por exemplo, o próprio Vitória subiu com 71 pontos, a maior pontuação de um 4º colocado. Na ocasião, o Leão conseguiu o acesso por apenas um triunfo a mais que o São Caetano (5º colocado). Em compensação, a pontuação também foi a mesma do Atlético-PR (3º colocado).

Pontuação dos últimos que conseguiram o acesso na quarta posição entre 2014 e 2017
2014 - Avaí subiu com 62 pontos (18 triunfos); o Vasco foi o 3º com 63 pontos e dois triunfos a menos que o Avaí

2015 - América-MG subiu com 65 pontos (19 triunfos); o Vitória conquistou o acesso em 3º com um ponto a mais e o mesmo número de triunfos; Botafogo campeão com 72 pontos

2016 - Bahia subiu com 63 pontos (18 triunfos); Atlético-GO foi campeão com 76 pontos

2017 - Paraná subiu com 64 pontos (18 triunfos); América-MG foi campeão com 73 pontos

Caminho para arrancada
Mesmo diante do cenário assustador e com pouca probabilidade para conseguir o acesso à série A, um caminho para o Vitória pode ser emplacar alguns triunfos consecutivos e aproveitar o otimismo do torcedor. Tal feito não aconteceu com o Rubro-Negro nessa série B, que ainda não conseguiu vencer dois jogos seguidos.

A oportunidade será no próximo domingo (18), quando enfrenta o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). Na rodada passada, o Leão bateu o Paraná por 2 a 0 dentro do Barradão e alcançou a marca de três resultados positivos dentro dos seus domínios. Caso vença o CRB, o Vitória pode chegar até a quatro triunfos seguidos, tendo como base a boa fase em seu estádio, já que nas duas próximas rodadas recebe o América-MG e o Operário.

Além disso, um resultado positivo contra o time alagoano dará ao Leão a primeira vitória fora de casa e a oportunidade de deixar a zona de rebaixamento. Para isso, o Rubro-Negro também terá que torcer por um tropeço dos concorrentes. Criciúma ou Vila Nova precisam apenas empatar para que o clube baiano deixe o grupo dos quatro últimos colocados.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas