Esporte

Projeto para tornar estacionamento do Barradão um Patrimônio Cultural de Salvador avança na CMS; saiba mais

Victor Ferreira / EC Vitória
Projeto de Lei que pode transformar o estacionamento do Barradão em Patrimônio Cultural de Salvador começou a ser analisado pela CMS  |   Bnews - Divulgação Victor Ferreira / EC Vitória
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

tacio.caldas@bnews.com.br

Publicado em 25/02/2026, às 16h55 - Atualizado às 17h10



A Câmara Municipal de Salvador (CMS) pode transformar o estacionamento do Barradão em Patrimônio Cultural Material de Salvador. Isso porque o espaço sempre recebe uma grande festa da torcida do Vitória, no pré e pós jogos. O local também é usado por populares em eventos particulares quando cedido pelo Leão.

Essa iniciativa foi do vereador Kel Torres (Republicanos) que entende que o espaço precisa ser valorizado e preservado como um elemento cultural da capital baiana. Depois da apresentação e início das análises, o Projeto de Lei nº 12/2026, ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (25). Isso porque o texto do edil "subiu" para a Coordenação de Comissões para a Supervisão de Constituição e Justiça da Casa.

Print de tela do site da CMS
Foto: Divulgação / CMS

Ainda não há uma previsão para que o texto seja votado no plenário da CMS, já que o PL 12/2026 ainda precisa passar e ser aprovado pelas comissãos da Casa Legislativa. Apesar disso, caso seja aprovado, caberá ao Prefeito Bruno Reis (União) realizar o registro do estacionamento do Barradão, nos cadastros oficiais.

Detalhe

O PL 12/2026 não promoverá o tombamento do espaço, bem como um impedimento para eventuais desapropriações ou restrições ao direito de propriedade do Vitória. Isso permitirá, inclusive, que o espaço passe por modificações e reformas futuras, em especial com a possibilidade da construção da Arena Barradão.

Assista ao Arena BNews da última terça-feira (24):

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)