Esporte

Ex-Bahia revela ter vencido a depressão depois de oito anos: "Me atrapalhou em todas as áreas da minha vida"

FOTO: REPRODUÇÃO
Thiago Ribeiro teve uma passagem pelo Bahia em 2016  |   Bnews - Divulgação FOTO: REPRODUÇÃO

Publicado em 16/01/2024, às 13h33   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

Com quase 38 anos, o atacante Thiago Ribeiro, que teve uma passagem pelo Esporte Clube Bahia em 2016, revelou detalhes sobre sua saúde mental e afirmou ter vencido a depressão depois de longos oito anos convivendo com a doença.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Em entrevista para o 'Globo Esporte', o jogador, que tem um vasto currículo no futebol, sendo inclusive campeão mundial pelo São Paulo em 2005 e do Brasileirão em 2006, disse que venceu a partida mais difícil da sua vida: a depressão.

"Essa foi a partida mais difícil que joguei, não digo na carreira, mas na vida. Essa depressão e opressão que passei na minha carreira não me afetou apenas no lado profissional, me atrapalhou em todas as áreas da minha vida", disse.

Thiago detalha como a doença mental o prejudicou enquanto jogador de futebol, além da saúde emocional, ele afirma ter sofrido muito na parte física. "Isso me afetou muito profissionalmente, sempre fui um jogador de explosão, velocidade, muito resistente. Sempre que voltávamos de férias naqueles testes físicos, os meus sempre foram muito bons. Depois que passei por esse problema, afetou minha velocidade, resistência, foco e concentração", revelou.

As consequências também refletiram no peso do atleta, que chegou a emagrecer bastante enquanto enfrentava a doença. "Perdi bastante peso nesse período, fiquei muito magro e você fica sujeito a lesões", contou o ex-jogador.

Thiago Ribeiro foi diagnosticado com depressão no final de 2014, e mesmo assim, não parou com sua carreira de jogador de futebol e foi seguindo como pôde. Ele contou que foi aceitando aos poucos a doença, e procurou ajuda psicológica e tratamento médico especializado para se recuperar em todos os sentidos necessários. 

"Coloquei minha fé em Deus acima de tudo, busquei tratamento psicológico, com psiquiatra, entrei com medicação por praticamente quase um ano fazendo tratamento", revelou. "Em 2022 foi quando comecei a sentir o Thiago de volta, foram oito anos de luta. Foram três, quatro anos complicados", completou.

Prestes a completar seus 38 anos, Thiago Ribeiro foi contratado pelo Catanduva/SP, sendo o principal reforço do time paulista que irá disputar o Paulistão A3 em 2024.

A depressão é considerada o mal do século pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em caso de qualquer problema de saúde mental, procure ajuda.

BUSQUE AJUDA

Se você, um amigo ou familiar demonstrar estar desesperançado e falando em se suicidar, não hesite, busque e indique ajuda. O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das ONGs mais antigas do país. Voluntários atendem de forma gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo O serviço está disponível por meio do número 188, chat, e-mail e locais fixos. Veja aqui.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp