Esporte

FIFA anuncia ranking continental para classificação do próximo Mundial de Clubes; confira

Lucas Merçon/Fluminense
A América do Sul terá quatro vagas na próxima edição do Mundial de Clubes  |   Bnews - Divulgação Lucas Merçon/Fluminense
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 24/12/2023, às 18h30


FacebookTwitterWhatsApp

A FIFA divulgou, neste domingo (24), um novo ranking continental que contará como classificação para as 32 equipes que estarão no próximo Mundial de Clubes, em 2025. No último Mundial disputado antes da mudança de formato, em 2023, o Manchester City venceu o Fluminense, na última sexta-feira (22), e levantou o troféu pela primeira vez.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Com o Palmeiras, Flamengo e Fluminense já classificados para o Mundial de 2025, o Brasil só classifica mais um time se a próxima edição do Campeonato Brasileiro tiver um campeão que não seja um dos três clubes. Em caso de título, serão três vagas por ranking.

Na América do Sul, o Palmeiras, com 119 pontos, e o Flamengo, com 118 pontos, lideram o ranking continental, seguidos do Atlético-MG, com 81 pontos, e o Boca Juniors, com 71 pontos. O Fluminense fecha o top 5 com 68 pontos.

Os clubes podem conquistar um lugar no Mundial de duas formas: ser considerado campeão da principal liga do seu país ou através da sua classificação, somando pontos ganhos por meio dos resultados nas competições.

Europa

O Manchester City, atual campeão do mundo, aparece liderando o ranking, com 116 pontos, seguido do Real Madrid, com 106, e Bayern de Munique, com 100. Chelsea, com 76, e o PSG, com 77 pontos, fecham o top 5.

África e Ásia

O Al-Ahly, do Egito, terceiro colocado do Mundial, lidera o ranking africano, seguido do Wydad AC, do Marrocos, e do Mamelodi Sundowns FC, da África do Sul. Enquanto na Ásia, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, aparece em primeiro e o Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul, vem logo depois.

O León, do México, lidera o ranking da América Central, enquanto o Auckland City se mantém representando da Oceania.

Número de vagas

As vagas serão preenchidas por 12 times da Europa, seis da América do Sul, quatro da América do Norte e Central, quatro para a Ásia, quatro para a África, uma para a Oceania e uma vaga para um time do país-sede.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp