Esporte

Jogadores brasileiros e familiares embarcam em trem para deixar a Ucrânia

Montagem/BNews
Os jogadores brasileiros estavam abrigados em um hotel na capital Kiev  |   Bnews - Divulgação Montagem/BNews

Publicado em 26/02/2022, às 17h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os jogadores brasileiros que vivem na Ucrânia e que estavam abrigados em um bunker em um hotel, na capital Kiev, embarcaram no trem que os levarão até a cidade de Chernivitsi, no Oeste do país. De lá, eles pegarão um outro trem com destino a vizinha Romênia.

Os jogadores e seus familiares haviam feito um apelo ao governo brasileiro para que os ajudassem a deixar o país, invadido pela Rússia na quinta-feira (24). Na madrugada deste sábado (26), as forças de Vladimir Putin atacaram o centro da capital ucraniana.

O Itamaraty informou, por meio de nota, que um trem estaria disponível até Chernivitsi e que os brasileiros que decidissem embarcar o “fariam por conta e risco próprio”, já que seria impossível garantir a segurança deles. A preferência do embarque era para crianças, mulheres e idosos. (confira a nota completa abaixo).

Leia também:

A princípio, os jogadores e suas famílias recusaram embarcar sob o argumento de que teriam que andar cerca de 52 quilômetros de madrugada para chegar na Romênia, após o desembarque. 

Eles mudaram de ideia após sofrerem com o racionamento de alimentos e internet no hotel em que estavam abrigados. O grupo formado por cerca de 50 brasileiros seguiu em comboio até à estação em Kiev. 

Confira a nota do Itamaraty

"AVISO IMPORTANTE - POSSIBILIDADE DE PARTIDA DE KIEV

Haverá HOJE trem que partirá às 22:00 da Estação Central de Kiev (Залізничний вокзал Київ / Voksal) com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país.

Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação (link com localização abaixo). Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência.

A situação de segurança e de disponibilidade de transporte na cidade é instável e sujeita a mudanças repentinas, de modo que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração.

Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira.

A embaixada do Brasil em Bucareste informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem, com vista a assegurar, na medida do possível, que os trâmites para entrada na Romênia sejam expeditos. A embaixada em Bucareste tentará, ainda, contratar ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros até a capital romena.

Solicita-se a todos que se mantenham atentos às comunicações neste canal (Telegram e Facebook) para possíveis mudanças de planos.

Os cidadãos e seus familiares devem estar munidos de documentos de viagem ou identificação. Sendo esta uma evacuação de emergência, os passageiros devem carregar consigo apenas o essencial".

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp