Esporte

"A lacração é igual ao fracasso", diz Trump após eliminação dos EUA na Copa do Mundo Feminina

Reprodução/Twitter
Trump ainda criticou Megan Rapinoe, uma das maiores jogadoras da história do futebol feminino, que errou um dos pênaltis na desclassificação  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 07/08/2023, às 15h13 - Atualizado às 15h13


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump criticou a desclassificação da seleção feminina de futebol de forma precoce da Copa do Mundo 2023, após perder nos pênaltis para a Suécia, na manhã deste domingo (6), por 5 a 4. Para ele, a "lacração é igual ao fracasso".

Mesmo a seleção dos Estados Unidos sendo a maior campeã da Copa do Mundo Feminina, com quatro títulos, tendo sido campeãs nas últimas duas edições, a equipe constantemente vira alvo de ataques da direita política nortea-mericana, muito por causa do posicionamento em defesa da justiça social.

Um dos fatos que incomodou a população conservadora foi as jogadoras americanas que se ajoelharem durante o hino nacional do EUA, uma forma de protesto ao histórico do país em relação à desigualdade racial.

Muitas de nossas jogadoras eram abertamente hostis à América - nenhum outro país se comportou de tal maneira, ou mesmo perto. A lacração é igual ao fracasso", disse Trump em seu perfil na plataforma TruthSocial, rede social que o ex-presidente é um dos fundadores.

Ele ainda aproveitou para criticar a Megan Rapinoe, uma das maiores jogadores da história do futebol feminino, vencedora de uma Bola de Ouro e uma Chuteira de Ouro, por ter perdido um dos pênaltis na disputa contra a Suécia. "Belo chute, Megan", disse Trump.

Rapinoe venceu as duas últimas edições da Copa do Mundo, em 2015 e 2019, além do ouro olímpico de 2012, e disputou seu último mundial este ano. Ela se tornou uma das principais faces na luta pela igualdade salarial e de melhores condições para o futebol feminino, além de uma das maiores defensoras da igualdade racial e de questões feministas e da comunidade LGBTQIA+.

Ao contrário do posicionamento de Trump, a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, enviou uma mensagem de apoio à seleção feminina de seu país.

"Hoje vocês nos inspiraram com sua garra e determinação. Estamos orgulhosas de vocês. Lembrem-se sempre que vocês encorajam mulheres e crianças em todo o lugar a lutarem por seus sonhos", escreveu em sua conta no Twitter, recentemente renomeado "X".

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp