Esporte

Leonardo Martinez se posiciona sobre candidatura à presidência do Bahia; confira

Arquivo Pessoal
Presidente do Conselho Deliberativo falou ao BNews sobre candidatura à presidência  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 14/10/2023, às 15h09 - Atualizado às 15h35


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia, Leonardo Martinez, confirmou ao BNews neste sábado (14) que será candidato à presidência da diretoria executiva da associação nas eleições deste ano.

Gestor comercial e advogado, Leonardo Martinez tem 40 anos de idade e preside a mesa do Conselho Deliberativo do Bahia desde dezembro de 2020. Durante sua gestão na espécie de "parlamento tricolor", o clube criou uma SAF (sociedade anônima do futebol) e a vendeu para o Grupo City, atual administrador do futebol do Esquadrão.

Hoje, a associação civil Esporte Clube Bahia, sem o comando do futebol, mantém sob seu controle os principais símbolos da agremiação: as cores, o escudo, a bandeira, o hino oficial e os uniformes 1 e 2, todos protegidos pelo estatuto da instituição.

Ao BNews, Leonardo Martinez, integrante do grupo "100% Bahia", revelou quais são seus planos para a associação civil nos próximos anos. Segundo ele, o Bahia tem potencial para investir em outros esportes, devido à força que o estado possui na área.

"Nós temos amplas possibilidades de desbravar atividades esportivas olímpicas. Temos excelente nomes de referência no boxe, como Luiz Dórea, o próprio Hebert [Conceição], campeão olímpico, que já embaixador do Bahia. Na natação, uma grande possibilidade também, com outras referências, como Ana Marcela [Cunha] e Edvaldo Valério. Nós temos possibilidades com o basquete, que já demonstrou ter boa aceitação do público baiano", enumerou Martinez.

Para Martinez, já que o futebol virou monopólio da SAF, gerida pelo Grupo City, investir em novos esportes pode ser uma saída para que a associação Esporte Clube Bahia mantenha a torcida engajada no clube.

"O próximo presidente deve sim ouvir o sócio, entender quais são as possibilidades e buscar parcerias públicas e privadas para desenvolver. É utilizar a força e o know-how do Esporte Clube Bahia. Óbvio que esse é um dos maiores compromissos de início de mandato de qualquer presidente, porque através de atrelar o esporte ao Bahia é que nós vamos aumentar a participação de sócios, fomentar, atrair novos sócios para o Bahia", avaliou o candidato à presidência tricolor.

Ainda de acordo com o candidato, a escolha dos esportes a serem adotados pela associação deve passar por um diálogo com os sócios do Bahia, para quem o trabalho será dirigido.

"É importante dizer que o esporte que o Bahia desenvolver — é óbvio que o Bahia não vai poder começar com todos os esportes de vez; esse é um trabalho gradativo que deve começar no início da nova gestão — deve ser escolhido com técnica. Não deve ser escolhido o esporte de acordo com a preferência do novo presidente. Deve ser escolhido ouvindo o sócio e vendo quais esportes terão as maiores possibilidades de êxito de engajamento no Esporte Clube Bahia", explicou Martinez.

Neste momento, Martinez negocia com grupos políticos aliados para a montagem de sua chapa à presidência do clube. Uma das coisas a serem acordadas é a escolha de um candidato a vice. Um dos nomes analisados é o da conselheira Mariana Cardoso, pertencente ao grupo "Nova Ordem Tricolor".

"É um grande quadro do Esporte Clube Bahia. Uma conselheira responsável, atuante, e me daria muito orgulho ver uma mulher ladeada comigo em uma chapa para o mais alto cargo do Esporte Clube Bahia, que é a diretoria executiva. Não tem nada firme, não tem nada certo, mas é sim uma possibilidade que me daria muito orgulho", afirmou o candidato.

Além de advogado e gestor comercial, Martinez é pós-graduado em Processo Civil pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica), atua como perito avaliador do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia), foi vice-presidente da AMA-BA (Associação de Amigos do Autista) e é membro titular da Comissão do Terceiro Setor da OAB-BA (Ordem dos Advogados do Brasil).

De acordo com o estatuto do Bahia, as eleições para a Diretoria Executiva e para o Conselho Deliberativo da associação devem ocorrer entre os dias 16 de novembro e 15 de dezembro deste ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp