Esporte

Mais um feito: Eleito melhor da Copa, Messi quebra tabu de 28 anos; saiba o que é

Foto: Divulgação/QNA/Qatar News Agency
Messi foi eleito melhor da Copa do Mundo e ainda faturou o título  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação/QNA/Qatar News Agency

Publicado em 18/12/2022, às 16h34   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp


Eleito melhor da Copa e campeão. Esses dois qualificadores não caminhavam juntos em Copas do Mundo há quase três décadas, quando Romário foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo nos Estados Unidos e também se sagrou campeão - tetra com o Brasil.

Em seu primeiro título, Messi quebrou o tabu que durava 28 anos ao conseguir levar o título e Bola de Ouro para casa. Ronaldo foi o primeiro a ser amaldiçoado com a sina de ser o melhor, mas não vencer. Em 1998, o R9 foi vice com o Brasil após derrota para a seleção anfitriã, chefiada por Zidane.

Ronaldo conquistou o título quatro anos depois, sendo pentacampeão com o Brasil. Mas aí quem foi o Bola de Ouro foi Oliver Kahn, goleiro alemão que inclusive falhou na final contra o Brasil - ele foi eleito antes da partida decisiva e depois disso a Fifa decidiu mudar de estratégia.

Na Alemanha, em 2006, Zidane fez sua última partida da carreira na final contra a Itália e abriu o placar da decisão com uma cavadinha contra Buffon, cobrando pênalti. O final foi melancólico, com o camisa 10 expulso por cabeçada no peito do zagueiro Materazzi - que se sagrou campeão nos pênaltis. Zizou foi eleito o melhor da Copa.

Na África do Sul, sequer um finalista levou o troféu. O Uruguai caiu nas semifinais, mas foi Diego Forlán quem levou a bola de Ouro do torneio vencido pela Espanha, em 2010.

Veio 2014 e foi Messi a vítima da maldição ao ser eleito o melhor da Copa, mas padecer contra a Alemanha e amargar o vice-campeonato. O último a sofrer com essa história foi Luka Modric, croata, que perdeu a decisão para a França em 2018. Aí veio Messi e acabou com essa história.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp